Economia & Mercado

Gastos básicos são os maiores responsáveis pelo endividamento de cerca de 80% dos brasileiros

Divulgação / Pixabay
É preocupante o cenário de endividamento da população traçado pelo Serasa  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 08/07/2023, às 18h26   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

O índice de endividamento dos brasileiros, em 2023, chega a 77,9%. Mais de 90% dos gastos responsáveis por essa realidade preocupante são com despesas básicas do cotidiano, como, por exemplo, transporte e alimentação. Essa foi a conclusão da análise realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). São, em média, 70 milhões de pessoas com restrição no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa junto a instituições financeiras

O panorama atual reflete as intempéries dos últimos oito anos anos, no país, quando os cidadãos tiveram que enfrentar ciclos de recessão, estagnação e baixo crescimento, perdendo poder aquisito e acesso a benefícios elementares, como financiamentos e possibilidades de crédito na praça.

Economistas orientam e alertam que, diante do quadro de crescente endividamento, deve-se ter equilíbrio financeiro, propondo-se gastos menores do que se projeta mensalmente. Esta é a primeira estratégia para se mitigar as dívidas pessoais.

Negociações com instituições financeiras, a exemplo da “feira de negociação”, é o segundo passo a ser seguido. São excelentes caminhos para resolução dos problemas financeiros e possuem alta adesão por parte dos clientes.

Os mutirões de negociação apresentam aumento relevante na recuperação do crédito em até 90% dos valores, uma vez em que o evento reúne diversos representantes de bancos, financeiras e empresas de cobrança em locais estratégicos para atender os clientes pessoalmente.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp