Economia & Mercado

Gigante da tecnologia recebe processo milionário por preços abusivos; saiba detalhes

Foto de Marvin Meyer na Unsplash
Preços elevados motivaram ação judicial coletiva no Reino Unido  |   Bnews - Divulgação Foto de Marvin Meyer na Unsplash

Publicado em 23/11/2023, às 21h11   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A procura pelo PlayStation 5 na Black Friday tem sido grande aqui no Brasil. Mas no Reino Unido, a fabricante japonesa Sony terá que responder um processo onde é acusada de práticas anticompetitivas de mercado na PS Store, loja digital da plataforma. A ação foi autorizada a prosseguir em um tribunal de Londres na na última terça-feira (21).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a agência de notícias Reuters, na ação judicial coletiva aberta em agosto de 2022, a empresa “abusa de uma posição dominante” no mercado de jogos digitais, praticando preços abusivos no serviço online, gerando uma cobrança excessiva de valores. 

Na prática, com a suposta imposição da Sony aos desenvolvedores e distribuidores de uma taxa de 30% sobre toda e qualquer transação, os preços para jogos e DLCs acabam ficando mais caros para os consumidores. 

O processo analisa transações realizadas na plataforma entre agosto de 2016 a agosto de 2022, apenas no Reino Unido. Se for condenada, a Sony pode ter quer pagar cerca de 5 bilhões de libras em indenização, o equivalente a R$ 39 bilhões em conversão direta. 

Procurada pela Reuters, os advogados da Sony afirmam que o caso “tem falhas do começo ao fim” e que não descartam a possibilidade do caso nem chegar ao julgamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp