Economia & Mercado

Guerra de gigantes nos ares: Descubra o porquê da batalha judicial entre Gol e Latam

Divulgação / Colagem
Gol apresentou, na semana passada, uma moção à Justiça contra a Latam  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Colagem
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 13/02/2024, às 07h30 - Atualizado às 07h48


FacebookTwitterWhatsApp

A batalha judicial travada em as companhias aéreas Gol e Latam resulta das consequências econômico-financeiras causadas pela pandemia. Com os prejuízos incalculáveis causados pela redução estratosférica das viagens em função da Covid-19, o mercado de aviação praticamente quebrou, levando muitas empresas multinacionais a entrar com pedido de recuperação judicial, a exemplo da Gol.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Entretanto, o setor está se restabelecendo e, com isso, redes como a Latam estão procurando adquirir mais aeronaves para expandir os negócios e dar conta da alta demanda. Para aumentar sua frota de aeronaves, a empresa está buscando arrendadores e é aí que se estabelece o problema entre as duas gigantes no segmento.

De acordo com a reportagem de o jornal O Globo, a Gol apresentou uma moção, na semana passada, pedindo que a Justiça atue contra a Latam, acusando-a de “fazer uma campanha deliberada para ficar com suas aeronaves e de contactar arrendadores de aeronaves para assumir aeronaves da Gol. A companhia também acusou a rival de tentar contratar seus pilotos. O pedido da Gol à Justiça solicitava ainda que os principais executivos da Latam fossem intimados para explicar a conduta da empresa”.

Ainda segundo a reportagem, a Latam contestou as acusações, “classificando a moção como uma série de "especulações infundadas". A empresa afirma que há meses está em contato com diversos arrendadores em busca de aeronaves. Ela menciona ter procurado 50 deles neste período. E atribui a moção da Gol a uma tentativa de interferir em seus negócios e a uma suposta intenção de ter acesso a planos comerciais confidenciais de frota da companhia”.

A matéria de O Globo informa que: “Nesta segunda-feira, a Justiça americana atendeu parcialmente ao pedido da Gol. A Corte americana decidiu que os executivos devem prestar esclarecimentos, que a Latam deve apresentar as cartas enviadas a arrendadores de aeronaves. O juiz citou uma carta em particular anexada ao pedido de moção da Gol em que a Latam faz contato com um de seus arrendatários. Em compensação, ele não aceitou o pedido para que o anúncio de vaga de emprego seja suspenso, por considerar que a Latam tem direito de contratar seus funcionários”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp