Economia & Mercado

Ibovespa registra queda e atinge menor fechamento desde julho

Reprodução/Facebook
O principal índice do mercado do Brasil caiu 1,04%  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 20/03/2023, às 18h37   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta segunda-feira (20), o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, encerrou o pregão com queda de 1,04%, aos 100.922 pontos, menor fechamento desde julho, em meio à situação do setor bancário global e se preparando para decisões de juros nos EUA e Brasil nesta semana.

Na sexta-feira, o Ibovespa teve queda de 1,40%, aos 101.981 pontos. Com o atual resultado, o índice passou a acumular perdas de 3,82% no mês e de 8,03% no ano. De acordo com o G1, as atenções do mercado continuam voltadas para a recente turbulência no sistema bancário internacional.

No domingo, o grupo suíço UBS Group AG adquiriu o banco Credit Suisse por US$ 3,23 bilhões, informou o Banco Nacional da Suíça (SNB, na sigla em inglês). O acordo também inclui uma assistência de liquidez de US$ 108 bilhões por parte do SNB.

Ainda assim, agentes financeiros continuavam de olho nos títulos dos bancos, após a crise de confiança que atingiu o setor na semana passada. Além disso, o mercado segue na expectativa para tentar entender quais medidas o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) adotará a partir de agora.

No Brasil, a semana iniciou com expectativas a respeito da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que define os rumos da taxa básica de juros do país na próxima quarta-feira. Investidores também seguem de olho nas notícias sobre o novo arcabouço fiscal do país.

No boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, os analistas reduziram marginalmente a estimativa de inflação deste ano, que passou de 5,96% para 5,95%. Para 2024, a projeção de inflação do mercado financeiro subiu de 4,02% para 4,11% na semana passada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp