Economia & Mercado

Inflação impacta nos preços dos presentes para o Dia dos Pais

Divulgação / Fecomércio
Saiba quais os itens mais afetados pela inflação e as alternativas do consumidor  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Fecomércio

Publicado em 05/08/2023, às 06h30   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Crescimento da inflação sobre a cesta de produtos para o Dia dos Pais, em 2023, cresce 6,70%, percentual superior ao dobro do aumento médio geral registrado na região metropolitana de Salvador, que alcançou 3,01% em 12 meses.

Esses são dados do levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia – (Fecomércio - BA), filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base nas informações do IPCA-15, do último censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Roupas e calçados encabeçam a lista de itens mais caros. Em um ano, os sapatos masculinos, por exemplo, aumentaram 16,8%, as bermudas quase 9%, perfumes tiveram alta de 13,35%, produtos para barba inflacionaram 12,98% e itens para cabelo, 11,21%, em comparação ao mesmo período de 2022.

Entretanto, Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio – BA, explica que as condições financeiras das famílias, brasileiras, atualmente, com destaque para a Bahia, estão bem melhores que as do ano passado, o que nos permite interpretar que haverá um aumento no volume de vendas em relação ao ano passado.

O Brasil está tendo, no momento, um processo de deflação de alimentos e combustíveis e isso permite um aumento do poder de compra dos cidadãos, associado ao crescimento da geração de empregos. Ou seja, mais estabilidade com a recuperação da renda, mais possibilidade de crédito na praça. É o que explica o economista.

 “Essa mudança gera efeitos e acredito que o Dia dos Pais será beneficiado por causa disso, com um incremento no faturamento”, ressalta Dietze.

Por outro lado, com o repasse do aumento de custos dos insumos - malhas, tecidos -, os produtos, como calças, camisas, sapatos, gravatas, estão com os preços mais elevados que a inflação média geral, ainda em decorrência da pandemia.

Segundo o especialista, de qualquer forma, mesmo com a inflação atual, o comércio tem uma concorrência muito grande, então, cabe ao consumidor fazer sua pesquisa, procurar camisas similares, por exemplo, por preços mais em conta. Ou seja, a alternativa sugerida é a pesquisa prévia de valores; antiga, porém eficiente forma de combater o endividamento após datas comemorativas como a do Dia dos Pais.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp