Economia & Mercado

Iniciado na Bahia, programa para talentos negros será ampliado em 2025; confira

Divulgação / Neoenergia Coelba
Inédito no setor de energia, programa deverá desenvolver carreira de 70 pessoas negras  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Neoenergia Coelba
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 22/11/2024, às 12h04 - Atualizado às 12h05



O Potencialize, primeiro programa de desenvolvimento de carreira exclusivo para pessoas negras no setor elétrico brasileiro, foi lançado pela Neoenergia Coelba e já apresenta resultados significativos, segundo a companhia. Na edição piloto, realizada na Bahia, 18 colaboradores foram selecionados e quatro deles já foram promovidos a novos cargos.

Motivada pelo sucesso da iniciativa, a empresa expandirá o programa em 2025 para as demais distribuidoras do grupo, nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. O objetivo é fomentar o crescimento profissional de talentos negros e fortalecer a diversidade racial em posições estratégicas.

“Trabalhar em uma empresa do porte da Neoenergia já era a realização de um sonho para mim, mas sempre almejei alçar novos voos e crescer dentro da companhia. Participar do Potencialize fez com que as minhas habilidades fossem desenvolvidas, e eu passei a acreditar ainda mais no meu potencial. Ao fim do projeto, tive a oportunidade de assumir um cargo de liderança e, agora, estou colocando em prática todo o aprendizado adquirido no programa”, destacou Ivan França, novo supervisor de Operações da distribuidora de energia.

Expansão em 2025

Para o próximo ano, o programa oferecerá 70 vagas nas distribuidoras de Brasília (DF), da Bahia, do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, São Paulo e Pernambuco. A ação pretende promover a ascensão profissional de pessoas negras que já ocupam cargos iniciais na companhia, garantindo acesso a oportunidades e suporte necessário para o crescimento na organização.

Projeto-piloto na Bahia

A Bahia foi selecionada como sede do projeto-piloto devido ao perfil do quadro funcional da empresa, em que 80% dos colaboradores são negros, mas apenas 30% ocupam cargos executivos. O Potencialize busca corrigir essa desigualdade, promovendo o desenvolvimento de talentos negros e garantindo que tenham acesso a posições de liderança, segundo os responsáveis pelo projeto.

“Com o Potencialize, demos um passo importante para impulsionar a carreira de nossos colaboradores negros e contribuir para uma estrutura corporativa mais inclusiva e representativa. Esse compromisso com a equidade racial não é apenas uma diretriz, mas uma estratégia para transformar nossa cultura organizacional de forma profunda e duradoura. Queremos garantir que os talentos negros da companhia tenham as condições e o suporte necessário para alcançar posições de destaque, refletindo o potencial e a diversidade da Neoenergia”, destaca Thiago Guth, diretor-presidente da companhia.

Segundo o executivo, a empresa definiu critérios de seleção simples e inclusivos, com pré-requisitos como estar na empresa há no mínimo 12 meses, possuir boa avaliação de desempenho e ensino superior completo.

Foco em formação e suporte psicológico

A preparação tem duração de sete meses e inclui cursos em gestão de pessoas, negócios, processos e projetos, além do aprendizado em idiomas, como o inglês. Os participantes contam, ainda, com suporte psicológico oferecido por uma consultoria especializada em inclusão e diversidade, que fortalece a autoestima e a identidade, ajudando-os a lidar com as barreiras impostas pelo racismo estrutural.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp