Economia & Mercado

Investimento de R$ 9 trilhões em cidade no Nordeste levanta suspeitas da Justiça; entenda

Reprodução / You Tube
Investimento corresponde ao Produto Interno Bruto brasileiro de 2022  |   Bnews - Divulgação Reprodução / You Tube
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 26/12/2023, às 08h30 - Atualizado às 08h40


FacebookTwitterWhatsApp

Um investimento de R$ 9 trilhões na pequena cidade de Mataraca, na Paraíba, por parte da Brasil CRT Construção de Nova Cidade Ltda. - companhia comandada pelos chineses Jianing Chen e seu filho Ruotian Chen -, está levantando suspeitas da Justiça.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, o valor, que corresponde ao Produto Interno Bruto -PIB brasileiro de 2022, será aplicado em um município com menos de dez mil habitantes por uma empresa desconhecida, sem site, telefone ou experiência prévia comprovada.

O projeto promete transformar Mataraca na cidade mais moderna do Brasil entretanto, nem todos confiam nessa empreitada. De acrodo com a reportagem, o consulado da China no Recife, que atende a região, afirmou à imprensa local que desconhece a empresa e disse ter "motivo para acreditar que é uma fraude".

“O vice-cônsul da China no Recife, He Yongwei, não falou em fraude em conversa com a reportagem, mas reiterou que não possui informações a respeito dessa empresa nem do projeto supracitado, e não tem nenhum contato com a empresa", afirmou o jornal Folha.

"Dessa forma, a promotora de Justiça de Mamanguape, Ellen Veras, resolveu instaurar procedimento extrajudicial para investigar o caso, revelou o Ministério Público da Paraíba à reportagem.

Em função das incertezas que envolvem o projeto, Chen pretende cancelar o empreendimento. "Iremos realizar outro projeto de investimento maior em outro estado do Brasil", assegurou à reportagem. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp