Economia & Mercado
Publicado em 15/07/2024, às 06h51 Pedro Moraes
O novo concurso de diplomata será aberto, nesta segunda-feira (15), às 10h, pelo Itamaraty. Estão programadas 50 vagas, com salário inicial de R$ 20,9 mil. Considerado um dos mais concorridos do Brasil, esse processo seletivo é feito anualmente pelo Instituto Rio Branco (IRBr), academia diplomática brasileira subordinada ao Ministério das Relações Exteriores em Brasília (DF).
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.
Para participar do concurso, o interessado tem que ter qualquer curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação. Ao todo, são cinco dias de prova sobre várias disciplinas, como ao menos duas línguas estrangeiras, no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD).
Inscrições
O limite para as inscrições é até às 18h do dia 26 de julho, pelo site do Cebraspe, com taxa de R$ 229. Somente a isenção pode ser pedida por candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Cronograma
A primeira fase acontecerá no dia 15 de setembro, em dois turnos: às 9h30 e às 15h, com duração de três horas cada. Os candidatos terão que responder a 65 questões, de disciplinas como língua portuguesa, história do Brasil, língua inglesa, política internacional, entre outros.
Na segunda fase, haverá provas escritas de cada uma das disciplinas abordadas na primeira etapa, exceto história mundial, e de mais um idioma, que o candidato pode escolher entre espanhol ou francês.
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade Stanley
Limpeza inteligente
Baita desconto
Cupom de lançamento
Imperdível