Economia & Mercado

JBS movimenta PIB e contribui para a geração de emprego na Bahia; veja números

Divulgação
Números foram calculados a partir de levantamento inédito sobre cadeias produtivas ligadas à Companhia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/09/2023, às 18h42   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Em 2020, a JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela na Bahia movimentaram o equivalente a 1,51% do PIB (Produto Interno Bruto) e contribuíram para a geração de 2,60% dos empregos do estado.

Os números foram calculados a partir de informações que constam de levantamento inédito produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) via Nereus (Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo) sobre a mensuração da importância socioeconômica das atividades relacionadas à Companhia.

No patamar nacional, em 2020, os pesquisadores chegaram a uma participação de 1,79% da JBS no PIB e a uma contribuição de 2,48% para a geração de postos de trabalho.

Em 2021, esses números foram ainda maiores: 2,10% no PIB e 2,73% na criação de vagas. De acordo com Fernando Meller, diretor de Gente e Gestão da JBS Brasil, “o desempenho na Bahia, com empregos acima da média nacional em 2020, se explica pela importância da produção de proteína na economia do estado”.

Para chegar aos números da JBS em relação a esses indicadores, o estudo da Fipe considerou o efeito inicial (a partir das próprias unidades), o efeito direto (relacionamento com fornecedores diretos de insumos), o efeito indireto (impactos ao longo de toda a cadeia de suprimentos) e o efeito renda (indução da atividade econômica).

Foram analisados 67 setores e 127 produtos. “Para nós, que como empresa completamos 70 anos agora em 2023, esse estudo é de extrema importância, pela evidência que ele apresenta de como a indústria de alimentos é positiva para o país”, afirma Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp