Economia & Mercado
por Antonio Dilson Neto
Publicado em 21/10/2026, às 14h25
A Justiça de São Paulo autorizou, nesta quarta-feira (21), o processamento da recuperação judicial da Casas Bahia e de outras nove empresas ligadas ao grupo. A decisão foi assinada pela juíza Tainá Maria Leonardo de Oliveira, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível de São Paulo, e permite que as companhias avancem na tentativa de renegociar cerca de R$ 17,3 bilhões em dívidas.
Apesar de autorizar o início do procedimento, a magistrada determinou que as empresas apresentem, em até 30 dias, documentos que ainda estão pendentes. Caso o prazo não seja cumprido, a decisão poderá ser revogada.
📲 Mantenha-se informado! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as principais notícias diretamente no seu dispositivo. Clique e não perca nada!
Entre as informações que precisam ser complementadas estão dados sobre o fluxo de caixa de 2023 de quatro empresas, projeções financeiras individualizadas e a atualização da relação de credores. A juíza considerou que as falhas identificadas são pontuais e podem ser corrigidas ao longo do processo.
A decisão também manteve a suspensão temporária de determinadas cobranças judiciais contra as empresas, medida concedida anteriormente em caráter de urgência.
Com a publicação do edital, os credores terão 15 dias para informar eventuais créditos que não constem na relação apresentada pelo grupo ou contestar os valores declarados. As manifestações deverão ser encaminhadas diretamente à AJ Ruiz Consultoria Empresarial S/A, nomeada administradora judicial.
A empresa será responsável por acompanhar e fiscalizar as atividades das companhias durante a recuperação judicial, além de apresentar relatórios à Justiça.
A autorização para o processamento não representa a aprovação do plano de recuperação nem uma garantia de que as empresas conseguirão superar as dificuldades financeiras. As condições para a renegociação das dívidas ainda deverão ser submetidas à análise dos credores.
Na segunda-feira (19), os acionistas da Casas Bahia aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária, a ratificação do pedido de recuperação judicial apresentado em 16 de agosto. A deliberação foi comunicada pela companhia em fato relevante divulgado ao mercado.
No documento, a empresa informou que a decisão dos acionistas abrangia a recuperação judicial da própria companhia e de determinadas subsidiárias. Na ocasião, a Casas Bahia também afirmou que ainda não havia decisão judicial sobre o processamento do pedido e que não existia garantia de deferimento nos termos solicitados.
Classificação Indicativa: Livre
Som perfeito
Tela dobrável
Qualidade JBL
Top dos Tops
Café perfeito