Economia & Mercado

Kantar IBOPE Media inclui dados de share de audiência do Tik Tok; números surpreendem

Ilustrativa
Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 13/06/2023, às 07h19 - Atualizado às 07h24   Redação


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A Kantar Ibope Media, que mede a audiência de TV no Brasil, incluiu em suas métricas o consumo residencial do TikTok. Em 2022, o instituto lançou o Cross Platform View, que mensura o consumo dentro das casas brasileiras. 

Segundo o comunicado divulgado, desde o seu lançamento, a solução vem incorporando dados de share de audiência domiciliar de TV Linear (TV aberta e TV paga) e Plataformas de Vídeos Online, permitindo a indústria mídia compreender o consumo de vídeo em diferentes telas e plataformas, com uma métrica única e comparável, a partir de uma metodologia amplamente validada e utilizada nos principais mercados globais.

Os dados da plataforma estão sendo disponibilizados para os clientes da Kantar IBOPE Media desde o início de maio. Com o mês fechado, a empresa revela o consolidado do mês.

“Com base no Cross Platform View™, a participação da TV Linear (TV aberta e TV paga), ao considerar todos os dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não), dentro do domicílio, representou 76,2%, enquanto formatos de vídeo online obtiveram 23,8%, sendo que o TIK TOK obteve 3,1% de share no durante o mês de maio. Já ao considerarmos apenas aparelhos de TV – conectados ou não –, a TV Linear representou 86,4% de share. Já as plataformas e vídeo online obtiveram 13,6% de participação”, diz trecho do comunicado.

Desde que foi lançada, a solução incorpora informações de share (participação) de audiência domiciliar de TV linear, aquela que é vista em tempo real, somando TV aberta e paga, e plataformas de vídeos online. Estes relatórios separam o consumo total de telas em cada residência da mostra da empresa, com dispositivos como celulares e notebooks, e consumo realizado apenas pelo televisor.

Segundo a coluna de Cristina Padiglione na Folha de São Paulo, durante o mês de maio, os formatos de vídeo online registraram 23,8% de participação. Desse total, 3,1% vieram do TikTok. Esse número é maior do que o tempo dedicado à RedeTV! e à TV Cultura, que, juntas, não chegaram a 3% de participação no consumo total de vídeos. Já o percentual da TV linear (aberta e paga), considerando todos os dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não), foi de 76,2%.

A publicação detalhou ainda que os índices do TikTok também superaram os do Globoplay, serviço de streaming da Globo, que teve 0,8% de consumo no mês de maio. A rede social ficou logo atrás da Netflix, que registrou 4,2% do share.

Leia a íntegra do comunicado do Kantar Ibope Media:

Com o objetivo de disponibilizar um perfil preciso sobre o consumo de vídeo no Brasil, a Kantar IBOPE Media lançou, em 2022, o Cross Platform View™. Desde o seu lançamento, a solução vem incorporando dados de share de audiência domiciliar de TV Linear (TV aberta e TV paga) e Plataformas de Vídeos Online, permitindo a indústria mídia compreender o consumo de vídeo em diferentes telas e plataformas, com uma métrica única e comparável, a partir de uma metodologia amplamente validada e utilizada nos principais mercados globais.
A mais recente evolução na jornada de medição Cross-Media é a inclusão de dados do TIK TOK. Os dados da plataforma estão sendo disponibilizados para os clientes da Kantar IBOPE Media desde o início de maio. Agora, com o mês fechado, a empresa revela o consolidado do mês.Com base no Cross Platform View™, a participação da TV Linear (TV aberta e TV paga), ao considerar todos os dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não), dentro do domicílio, representou 76,2%, enquanto formatos de vídeo online obtiveram 23,8%, sendo que o TIK TOK obteve 3,1% de share no durante o mês de maio. Já ao considerarmos apenas aparelhos de TV – conectados ou não –, a TV Linear representou 86,4% de share. Já as plataformas e vídeo online obtiveram 13,6% de participação.O detalhamento de cada plataforma está disponível neste link, no site da Kantar IBOPE Media. Os gráficos refletem a participação da TV Linear e das plataformas de vídeo online, durante o maio de 2023, nas 15 regiões metropolitanas medidas pela Kantar IBOPE Media.
A partir da seleção de filtros no site da empresa, estarão disponíveis os dados de consumo de vídeo somente em Aparelhos de TVs conectadas ou não; ou Todos os Dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não). Excluindo conteúdo não identificado e outros usos dos aparelhos de TV, como consoles, games etc.
A Kantar IBOPE Media monitora e analisa um amplo universo de veículos e plataformas, para que os clientes da empresa, sejam emissoras e canais de TV, serviços de streaming, players de vídeos online, agências ou anunciantes, compreendam de forma abrangente o comportamento de consumo de mídia em diferentes meios e formatos. A inclusão do TIK TOK – que não possui relação comercial com a Kantar IBOPE Media – fornece ao mercado um cenário ainda mais amplo do consumo de vídeo no país, permitindo analisar o share de consumo da rede social sob a mesma métrica dos demais players de vídeo online já aferidos regularmente, bem como a composição total de consumo da TV Linear (TV aberta e TV paga).

Classificação Indicativa: Livre

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