Economia & Mercado

Lula diz que vai seguir “batendo” até Banco Central reduzir taxa Selic

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente pressiona para que o índice esteja abaixo dos atuais 13,75%  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 21/03/2023, às 11h00 - Atualizado às 11h07


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (21) vai continuar pressionando o Banco Central (BC) para que taxa Selic seja reduzida. Atualmente, o índice está em 13,75% ao ano.

"Vou continuar batendo, vou continuar tentando brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juros", afirmou Lula, em entrevista transmitida pela internet.

"Uma coisa que eu acho absurdo é a taxa de juro estar a 13,75, num momento em que a gente tem o juro mais alto do mundo, num momento em que não existe uma crise de demanda, não existe excesso de demanda", acrescentou.

A declaração de Lula acontece no mesmo dia que ocorre a abertura do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC para definir o percentual da Selic. O grupo tem o habito de se encontrar a cada 45 dias para definir o índice.

A última vez que o grupo se reuniu, a primeira desde o início do terceiro mandato de Lula, aconteceu no dia 1º de fevereiro. Na oportunidade, o comitê definiu que a taxa seguiria em 13,75%, pela quinta vez consecutiva.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp