Política

Ministro do STF pede que a PGR se manifeste sobre suspensão das redes de Nikolas Ferreira

Reprodução/ YouTube
O caso ocorre depois das falas transfobicas do deputado na Dia Internacional da Mulher  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ YouTube
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 21/03/2023, às 09h50



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, encaminhou na última segunda-feira (20) para Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) para que as redes sociais do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sejam suspensas.

O pedido da parlamentar acontece depois da fala tranfobica do deputado no Dia Internacional da Mulher, quando ele colocou uma peruca e disse que “se sentia uma mulher” e que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. De acordo com a comunidade LGBTQIA+, Nikolas cometeu crime de transfobia no discurso.

“Abra-se vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, para manifestação quanto ao requerimento apresentado pela deputada federal Érika Hilton, para imposição de medidas cautelares em desfavor do deputado federal Nikolas Ferreira no prazo de 5 cinco dias”, diz Moraes em trecho do pedido.

Depois da repercussão negativa do episódio, Nikolas Ferreira foi as redes sociais para negar qualquer ofensa. “Defendi o direito das mulheres de não perderem seu espaço nos esportes para trans – visto a diferença biológica – e de não ter um homem no banheiro feminino. Não há transfobia em minha fala. Elucidei o exemplo com uma peruca. O que passar disso é histeria e narrativa”, afirmou.

Caso o pedido seja acatado, esta não seria a primeira vez que Nikolas teria algum perfil nas redes sociais suspenso. No dia 13 de janeiro deste ano, ele teve seu perfil no Twitter suspenso, sendo retomadas no dia 23 do mesmo mês.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp