Política

Alexandre de Moraes toma nova decisão que envolve Nikolas Ferreira e fake News; saiba qual

Joilson César / BNews
As contas de Nikolas Ferreira no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube estavam retidas desde o último dia 13  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 26/01/2023, às 16h45   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Em decisão assinada na última terça-feira (23) e divulgada nesta quinta (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a liberação das redes sociais do deputado eleito Nikolas Ferreira (PL-MG).

Segundo Moraes, a condição para o desbloqueio é que o futuro parlamentar deixe de compartilhar conteúdos fraudulentos. Caso descumpra, ele pode ter de pagar multa até R$ 10 mil por dia.

As contas de Nikolas no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube estavam retidas desde o último dia 13, por ter compartilhado notícias falsas sobre as eleições e incentivado os atos golpistas em Brasília.

Telegram

O Telegram também recebeu ordem judicial para bloquear o canal do deputado eleito, mas não cumpriu. Na quarta-feira (25), Moraes multou a rede social em R$ 1,2 milhão.

Nikolas Ferreira reagiu à pesada decisão imposta pelo ministro de Moraes ao Telegram. O liberal afirmou, em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, que a punição imposta pelo magistrado representa "censura", é deplorável, e pontuou que, atualmente, é proibido falar no Brasil.

“Um parlamentar, com a votação expressiva que eu tive, não pode se comunicar através das redes […] É multa para quem toma uma decisão diferente da dele [Alexandre de Moraes]. Realmente é um estado de exceção que a gente está vivendo”, afirmou Nikolas, eleito com quase 1,5 milhão de votos em 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp