Economia & Mercado

Marca famosa está na contramão da desaceleração do mercado de luxo mundial; entenda

Divulgação
Desaceleração do mercado de luxo global ocorre após crescimento durante três anos consecutivos  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 07/01/2024, às 11h21 - Atualizado às 12h38


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto a indústria de luxo em geral encerrou 2023 no vermelho, como apresentam as bolsas de valores europeias, a grife Hermès segue em alta, aumentando as vendas. A marca obteve o melhor desempenho entre as companhias listadas do setor, com elevação de 33% no ano passado, segundo reportagem da revista Exame.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Os especialistas explicam a preferência dos consumidores pela Hèrmes, mesmo em tempos de crise econômica. “Os verdadeiros consumidores de luxo continuam comprando, talvez um pouco menos, mas o que eles não comprometem é a qualidade do que eles compram”, disse Enrico Massaro, chefe da divisão consumo e varejo do Barclays para a Europa, ao Financial Times. “Os verdadeiros consumidores de luxo não optam por produtos de menor qualidade, fala”.

Muitas marcas de luxo cresceram nos últimos três anos com a maior disponibilidade de gastos dos consumidores que buscam status, mas não são necessariamente ricos. Entretando, agora, o segmento está em desaceleração.

Mas, por outro lado, os superricos optam por tradição, o que referencia a Hèrmes. A marca apresenta controle rígido da produção. Uma consumidora não pode simplesmente entrar numa loja e comprar uma bolsa Birkin ou uma Kelly. Ela entra na fila de espera – que pode se arrastar por anos, de acordo com a reportagem.

Por isso, enquanto a produção de outras grifes cresce apenas de 6% a 7% ao ano, a da luxuosa grife está anos-luz à frente, mais do que quadruplicando suas vendas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp