Economia & Mercado

Cor branca nos telhados e coberturas reduz em torno de 30% a conta de energia elétrica

Divulgação / Freepik
Cor branca reduz entre 40% e 70% a temperatura dos ambientes, aponta pesquisa  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 06/01/2024, às 13h26 - Atualizado às 13h40


FacebookTwitterWhatsApp

Ganho de eficiência energética nas edificações é um dos grandes benefícios que a cor branca nos telhados e coberturas dos imóveis proporciona. De acordo com uma pesquisa realizada pelo cientista Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, esse tom reduz em torno de 30% a conta de energia elétrica e entre 40% e 70% a temperatura dos ambientes.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Entretanto, apesar do estudo ter virado tendência mundial, no Brasil, as casas e edifícios ainda não aderiram ao conceito de sustentabilidade.

Segundo o pesquisador, pintar um telhado acarreta em uma redução de até 96% dos raios UV e, consequentemente, da reflexão superior a 80% dos raios solares.

Dessa forma, com minimização das ondas de calor, há uma menor emissão de CO2 – responsável pelo efeito estufa e o aquecimento global.

Outra vantagem para os cidadãos é a extensão de vida útil do telhado, uma vez que, ao tingir o telhado de branco, é usada uma tinta impermeabilizante que protege o material, evitando a proliferação de fungos, com recomendação do especialista de reaplicação a cada cinco anos.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp