Economia & Mercado
Publicado em 28/04/2025, às 08h50 - Atualizado às 10h37 Publicado por Vagner Ferreira
As empresas estão aproveitando grandes festivais e shows de música brasileira — como a vinda de Lady Gaga ao Brasil, o Lollapalooza, The Town, entre outros — para realizar a ativação de suas marcas. Essas ações, no entanto, vão além da venda de ingressos ou do dia da apresentação. De acordo com informações do jornal O Globo, a estratégia inclui ainda a criação de departamentos e editais.
A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) projeta um aumento de 6% no setor em comparação ao ano passado, com um faturamento médio estimado em R$ 141 bilhões.
“Hoje, o consumidor é bombardeado por informações constantemente. Por isso, os eventos deixaram de ser, prioritariamente, um canal de vendas, tornando-se espaços de experiência. Muitas companhias têm apostado nessa estratégia”, afirmou o presidente da Abrape, segundo O Globo.
A Ambev, por exemplo, adapta suas estratégias a cada evento, como explica Leandro Mendonça, diretor de Eventos e Marketing de Experiência da companhia. No carnaval, a marca apostou na Brahma; no Lollapalooza, na Budweiser; em eventos de artes marciais, na Spaten; e no show de Lady Gaga, investiu na Corona. “Este ano, no Lollapalooza, fizemos várias ações. Agora, teremos as festas de São João no Nordeste. A diferença este ano é o evento Todo Mundo no Rio, com Lady Gaga. Isso mexe no nosso plano, pelo tamanho e relevância”, comentou Mendonça, conforme a reportagem.
O Santander também tem realizado ações de descontos. O banco tem um calendário extenso de shows para 2025, com a meta de superar a participação do ano passado, quando esteve presente em 15 apresentações. “Queremos estar em todos os grandes eventos e nos conectar com todos os públicos, desde Bruno Mars, o Stray Kids (de K-pop), até Sting. Para o show de Lady Gaga, criamos versões especiais de cartões digitais com artes estilizadas que remetem às músicas da cantora”, contou Guilherme Bernardes, executivo do Santander, ao O Globo.
Demais marcas
A empresa de limpeza Cif esteve presente no Rock in Rio 2024, realizando a ação de limpeza de tênis sujos de lama. A marca de macarrão instantâneo Nissin também esteve com ativações no Rock in Rio, no The Town e na CCXP. A Trident criou versões especiais do chiclete no evento carioca, enquanto a Mondelēz lançou a nova versão do Club Social durante o Lollapalooza.
“Eventos são mais do que vitrines de exposição para a marca. São oportunidades reais de criar conexão. Nosso investimento parte da certeza de que experiências ao vivo têm o poder de transformar a percepção em lembranças afetivas”, disse Ana Fossati, gerente de Marketing, na reportagem.
O Itaú foi responsável por trazer Madonna ao Rio de Janeiro em 2024 e, neste ano, será patrocinador oficial do Web Summit. A rede C&A tem criado coleções específicas para cada evento, incluindo o Rock in Rio e o São João de Campina Grande, na Paraíba. A Unilever tem apostado na Maizena para o São João de Caruaru, enquanto a maionesa Hellmann's tem buscado inovar e reforçar sua marca em festivais como The Town e Primavera Sound.
Classificação Indicativa: Livre
Limpeza inteligente
copa chegando
Super desconto
Som perfeito
Cinema em casa