Economia & Mercado

Remédios devem ficar mais caro em abril

Agência Brasil
A autorização para reajuste dos remédios prevê um aumento em torno de 10%  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 28/03/2022, às 07h16   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Os preços dos medicamentos devem ficar mais caros a partir da próxima sexta-feira, 1º de abril, quando entra em vigor a autorização para reajuste dos remédios autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). O que vai reajustar é esse valor máximo, não quer dizer todos os remédios sofrerão reajustes.

De acordo com o portal Metro1, as farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores, não podem cobrar pelos medicamentos preço acima do permitido pela CMED. A lista de preços contendo os valores máximo permitidos está disponibilizada para consulta no site da Anvisa e é atualizada mensalmente.

Leia mais:

Inflação preocupa, mas fábricas de chocolate elevam produção na Páscoa

Litro da gasolina na Bahia se aproxima de R$ 9; maior preço já registrado em todo o Brasil

Quase 90% das famílias soteropolitanas têm dívidas em cartão de crédito

Outra forma de consultar o novo valor do medicamento é através da consulta às revistas especializadas, que devem ser disponibilizadas obrigatoriamente pelas farmácias e drogarias e que não devem ser confundidas com encartes publicitários.

Como denunciar aumento abusivo:

Caso o consumidor perceba que o preço de um medicamento em um estabelecimento está superior ao permitido, pode encaminhar denúncia à CMED. Basta anexar todos os documentos comprobatórios e enviá-los à Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED, no endereço: SIA Trecho 5 – Área Especial 57 – Bloco: D – 3º andar - CEP 71.205-050-Brasília/DF, bem como ao Ministério Público.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp