Economia & Mercado

Mesmo com rendimento pífio, poupança segue como a queridinha dos brasileiros

José Cruz/Agência Brasil
Embora não dê o melhor retorno, caderneta de poupança segue como a queridinha dos brasileiros  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 23/04/2023, às 10h52   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A 5ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), mostra que um terço dos brasileiros investe em produtos financeiros, sendo que a poupança permanece como a queridinha, recebendo aplicações de 23% da população.

Apesar de ser a aplicação preferida dos brasileiros, a caderneta de poupança está longe de ser uma boa opção, quando o assunto é retorno financeiro. O rendimento é considerado pífio por especialistas.

"A poupança é uma opção de investimento conservadora e de baixo risco. É uma forma de guardar dinheiro e receber um rendimento mínimo. A poupança tem um rendimento baixo e fixado em 0,5% ao mês mais a TR (Taxa Referencial), que atualmente é zero. O rendimento é creditado na conta do investidor mensalmente", comenta Luciana Maia Campos Machado, superintendente acadêmica e professora de Finanças da Faculdade Fipecafi.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, lembra que, por conta da Lei 12.703 de 2012, toda vez que a Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, a poupança renderá 70% do CDI, e toda vez que estiver acima de 8,5%, como agora em que está em 13,75% ao ano, renderá 6% ao ano + TR que hoje está em zero.

"Por isso, a maioria das aplicações é bem mais rentável que a poupança, ainda que esta seja isenta, pois, com uma Selic em 13,75%, a maior parte das aplicações em renda fixa está rendendo o dobro da poupança e, por isso, é vantajoso migrar para opções que paguem 100% do CDI (Certificados de Depósitos Interbancários, títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes) ou aplicações prefixadas acima da Selic", aconselha o especialista.

A poupança possui características diferentes dos demais títulos de renda fixa. A primeira delas é que existe o chamado mês de aniversário da caderneta de poupança, em que a rentabilidade só vai ser adquirida após cada mês completo. No Tesouro Direto e nos títulos privados, os títulos rendem diariamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp