Economia & Mercado
O México suspendeu, na segunda-feira (19), a importação de carne de frango do Brasil após a identificação de um surto da doença de Newcastle em uma granja comercial de perus no país. A medida também abrange aves vivas e ovos férteis e foi anunciada pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural mexicana, que justificou a decisão pela necessidade de proteger a produção avícola nacional. As informações são da AFP.
A doença de Newcastle é uma infecção respiratória altamente contagiosa entre aves. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, ela pode provocar alterações no sistema nervoso, queda na produção de ovos e altos índices de mortalidade. A enfermidade não representa um risco grave para os seres humanos.
Surto foi identificado em granja de perus
As autoridades brasileiras detectaram o foco da doença no domingo (18), em uma granja comercial de perus localizada no sul do Brasil. Após a identificação do surto, o estabelecimento foi interditado, e medidas de controle e erradicação foram anunciadas.
A ocorrência levou o governo mexicano a interromper a entrada de produtos avícolas brasileiros. Em comunicado, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México afirmou que a suspensão busca preservar a situação sanitária do país.
"A medida foi adotada com o propósito de proteger a produção avícola nacional, uma vez que o México é um país livre da doença de Newcastle", informou o órgão.
Suspensão inclui outros produtos avícolas
A restrição mexicana não se limita à carne de frango. Aves vivas e ovos férteis provenientes do Brasil também foram incluídos na suspensão das importações.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, segundo as informações divulgadas pela agência de notícias France-Presse (AFP). A decisão mexicana ocorre após a confirmação do foco da doença no território brasileiro.
Classificação Indicativa: Livre
Top dos Tops
Café perfeito
Notebook Poderoso
cinema em casa
Super descontos