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Modelo de negócio adaptável: Conheça as diferenças de empreender home office ou com loja física no setor de turismo

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Confira diferenças para quem quer empreender de casa ou abrir um espaço físico no setor que movimenta R$ 1 tri por ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 16/04/2025, às 11h06 - Atualizado às 11h24



Viajar pelo país é o sonho de 61% dos brasileiros. Pé na areia, água de coco e a leveza das férias são desejos da maioria da população, segundo pesquisa do Sebrae em 2022. Não por acaso cerca de 53% dos brasileiros movimentam R$ 1 trilhão por ano com viagens. Em uma disputa acirrada, o sonho de conhecer diferentes pontos turísticos está páreo a páreo com a meta de empreender. Com alto potencial de lucros, inovar em viagens é a escolha ideal para aqueles que almejam unir dois sonhos: iniciar um negócio próprio e fomentar o turismo nacional. 

O turismo, somente em 2024, contribuiu com R$ 880 bilhões do PIB do país, de acordo com pesquisa de impacto econômico da Oxford Economics, o que revela o potencial de investimentos neste segmento.  

“O turismo é uma paixão que mudou minha vida. Em 2011, conheci o Henrique Mol e juntamos nossas habilidades e competências para construir um sonho em comum — a Encontre Sua Viagem, que estava apenas começando. De lá para cá, viemos escrevendo nossa história, enfrentando desafios e comemorando conquistas”, destaca Joelma Lima, co-founder e CEO da franquia Encontre Sua Viagem. 

A empresa, assim como outras da área, a exemplo das agências Tour House e FlyTour, destacam-se por oferecer uma gama de pacotes turísticos, com direito a passagens aéreas e terrestres, hospedagem, cruzeiros, locação de veículos e seguros de viagem. São mais de 1.500 parcerias com empresas do setor que facilitam todos os trâmites de viagens.  

São ofertados modelos de negócios adaptáveis que atendem as necessidades de diferentes perfis de empreendedores. Com opções que vão desde o home office até lojas físicas em formato store in store, a rede proporciona uma experiência única tanto para os empreendedores quanto para os clientes. 

Como escolher o modelo ideal

A proposta é clara: permitir que cada franqueado escolha o modelo que melhor se adequa ao seu perfil, à sua cidade e às suas condições financeiras. Ideal para ser implementado em cidades a partir de 50 mil habitantes, o porte da franquia é adaptável ao perfil do investidor.

Para aqueles que buscam operar com custos reduzidos, o modelo home office se apresenta como a solução ideal. Com a possibilidade de operar de casa, os franqueados podem aproveitar a tecnologia para oferecer um atendimento de qualidade, sem a necessidade de um espaço físico. Essa opção é ideal para quem busca um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de permitir uma entrada mais acessível no mercado de turismo e operar com baixo custo, considerando que não há gastos com equipe sequer despesas de um ponto fixo. 

Com valor total do investimento (incluindo taxa de franquia e capital de giro) a partir de R$ 13 mil, com possibilidade de parcelamento da taxa de franquia, o modelo home office representa 85% das franquias das marcas que atuam nesse segmento– resultado da acessibilidade financeira, flexibilidade operacional e rápido retorno que o modelo oferece. Por mês, o negócio pode faturar entre R$ 5 mil a R$ 100 mil, considerando a abrangência do empreendimento e o empenho do franqueado.

Por outro lado, para os empreendimentos robustos, é oferecido o modelo de negócio de loja física, ideal para aqueles que querem se posicionar como referência local de turismo. Essa abordagem permite que os franqueados criem uma experiência única e personalizada para clientes, fortalecendo o relacionamento e proporcionando um serviço diferenciado.

Visando pontos comerciais estratégicos, em ruas de grande fluxo de pessoas, shoppings ou galerias, o investimento inicial, incluindo taxa de franquia, capital de giro e custo de instalação, é de R$ 54 mil, podendo alcançar de R$ 70 mil a R$ 500 mil de faturamento mensal, a depender do desempenho do negócio. 

Seja qual for o modelo de franquia explorado, os investidores que desejam lucrar com turismo e viver, literalmente, de viagens, têm a chance de investirem em um segmento que não para de crescer com a segurança de uma marca consolidada no mercado.  

Pessoas visionárias têm o perfil empreendedor

Para Joelma, não basta gostar de viagens para ser um investidor de sucesso no setor de turismo. Caráter proativo e resiliência são aspectos essenciais para empreendedores em potencial. 

“Para alcançar o sucesso, é fundamental que o franqueado seja criativo, engajado e focado em criar relacionamentos de confiança com os clientes”, declara. Segundo a executiva, pessoas que almejam construir um legado no turismo regional devem vender mais do que pacotes de viagens, mas auxiliar os clientes a conquistarem sonhos e terem experiências marcantes.

Mulheres, em sua maioria mães, maiores de 40 anos em busca de recolocação no mercado e renda extra que permita qualidade de vida e tempo para a família são a maior parte dos investidores do modelo adaptável.

Classificação Indicativa: Livre

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