Economia & Mercado

Montadora BYD inicia obras no polo industrial de Camaçari; veja detalhes

Reprodução / Prefeitura de Camaçari
Montadora irá gerar 10 mil empregos diretos na Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Prefeitura de Camaçari
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 06/03/2024, às 09h06 - Atualizado às 09h13


FacebookTwitterWhatsApp

A montadora BYD deu início às obras do complexo fabril, no polo industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Bahia.  Cerca de 10 mil empregos diretos devem ser gerados no Estado com o funcionamento da gigante chinesa.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A fábrica será construída do zero, em 330 mil metros quadrados de área sem edificações e, a partir da segunda etapa do projeto, o antigo complexo da Ford será reformado para ser utilizado para atração e a implantação da cadeia de fornecedores.

“Estamos falando de cinco, seis, sete, 10 mil empregos e, ao mesmo tempo, o emprego gerando um produto que é um automóvel elétrico que descarboniza o meio ambiente, que ajuda o planeta a se livrar de futuros comprometimentos mais sérios. E, além do mais, é a imagem do Brasil. Quando a BYD se instala no Brasil, na Bahia e em Camaçari, os carros que serão exportados deste local levarão a imagem e o nome de Camaçari, da Bahia e do Brasil. Muita gente virá a Camaçari para fazer negócios, para conhecer a planta, para entender como funciona aqui”, salientou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O investimento anunciado pela BYD para instalação da fábrica em Camaçari é de R$ 3 bilhões. A montadora produzirá veículos elétricos e híbridos de passeio, chassis de ônibus e caminhões elétricos a partir de 2025. Também está entre os objetivos, nos próximos cinco anos, o processamento de lítio e ferro fosfato, que vão ser usados nas baterias dos veículos.

O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia, realizada nesta terça-feira (5), que marca o início das obras e a assinatura do contrato de compra e venda do imóvel, pertencente ao Estado, que concederá, a partir da data, o uso da área pela fabricante.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp