Economia & Mercado

Nova regra do Banco Central determina que bancos façam ações de educação financeira; saiba detalhes

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Objetivo do Banco Central é promover mais conhecimento sobre o tema  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 29/12/2023, às 07h16   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Uma resolução do Banco Central (BC), divulgada nesta semana, determina que as instituições financeiras promovam ações de educação financeira aos clientes. As regras entram em vigor a partir de 1º de julho de 2024 e foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (26).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.


De acordo com o BC, a medida tem por objetivo que as empresas proporcionem conteúdos que contribuam para: organização e planejamento do orçamento pessoal e familiar; formação de poupança e resiliência financeira; e prevenção à inadimplência de operações e ao superendividamento.


Segundo a economista Carla Beni, regras como essas são fundamentais para democratizar a educação financeira. "Essa medida do Banco Central é muito importante, porque esta é uma das funções do Banco Central, a de regular todo o sistema financeiro. E, como as instituições financeiras terão obrigação de fornecer informações e fazer acompanhamento, isso vai ser uma grande mudança importantíssima para saúde financeira das pessoas físicas e jurídicas", pontuou.


Além disso, a especialista considera que todo o tipo de informação que possa esclarecer serviços é fundamental para o cliente.


Ainda segundo o BC, as instituições devem garantir o amplo alcance das ações e "disponibilizar conteúdo e ferramentas, em linguagem, canal e momento mais adequados frente às características e às necessidades de educação financeira dos clientes e usuários, considerando o perfil do público-alvo".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp