Economia & Mercado

Pesquisa aponta aumento do consumo de carnes no país, no terceiro trimestre deste ano

Divulgação / Freepik
Entre as carnes, o contrafilé foi a proteína mais comercializada no país entre julho e setembro de 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 12/12/2023, às 11h05 - Atualizado às 11h20   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

O consumo de carnes aumentou 14% entre julho e setembro deste ano, segundo informações divulgadas pela coluna Capital do jornal O Globo. Os dados são da firma de tecnologia Scanntech, feito a partir das informações de 40 mil pontos de venda (PDVs) de supermercados e atacarejos do Brasil.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com o estudo, a disparada das vendas, comparada com o mesmo período de 2022, acontece em função da queda dos preços das proteínas bovinas no país. “Em contrapartida, com peixes e suínos mais  caros, as duas categorias tiveram retração de 11% e 13%, respectivamente, no volume de vendas”, diz a reportagem de O Globo.

O levantamento, publicado na reportagem, ainda destacou que entre as carnes, o contrafilé foi a proteína mais comercializada no país, com um aumento no volume de consumo registrado em 60%, impulsionando uma queda de preço computada em 16,5%. Em segundo lugar está a alcatra, cujo volume de vendas cresceu em 29,2%.

“A pesquisa também observou avanço de 11% na compra de aves e de 17% no consumo de ovos — sendo que esse último havia começado 2023 com forte retração. No filé de peito, as vendas subiram 29% em um ano, enquanto o preço caiu 26%. No caso dos ovos, a retomada se deu apesar de uma estabilidade de preço: no tipo branco, líder de vendas, o volume avançou 29,2%, mas os preços recuaram apenas 1,6%”, finaliza a reportagem.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp