Economia & Mercado

Pesquisa revela que mulheres negras ganham 55% de salário dos homens brancos

Pixabay
É a primeira vez que a pesquisa abrange os recortes de raça, gênero e idade  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 29/08/2023, às 12h03   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa feita pela Assosiação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e pela empresa Symplicity, aponta que as mulheres pretas recebem somente 55% do salário de homens brancos, ambos atuando na mesma área. O levantamento é sobre egressos do ensino superior que conseguem se empregar em até um ano depois da colação de grau.

É a primeira vez que o levantamento abrange os recortes de raça, gênero e idade. Na coletiva à imprensa, o diretor da Abmes, Celso Niskier, afirmou a percepção desse tipo de distorção nos salários. “Homens ganham mais que mulheres; pessoas brancas ganham mais que pessoas pretas e pardos; e jovens ganham mais que pessoas mais velhas, quando se trata de empregabilidade e renda, após um ano de formação”, destacou Niskier.

No caso das mulheres negras, a situação é ainda pior: o levantamento indica que elas ganham somente 55% do salário que homens brancos recebem, em relação às mesmas áreas.

Outros dados interessantes trazidos pelo estudo são a relação do recém-formado com o mercado de trabalho. Por exemplo, 75,6% dos egressos do ensino superior conseguem se empregar em até um ano depois da colação de grau, segundo o Índice Abmes/Symplicity de Empregabilidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp