Economia & Mercado

Plano de Voo 2024: Empresários de reúnem em Salvador para discutir cenário econômico nacional

Marco Dias/ BNews
O Plano de Voo, promovido pela Amcham, reuniu empresários e economistas do estado para discutir as perspectivas e tendências do setor para 2024  |   Bnews - Divulgação Marco Dias/ BNews

FacebookTwitterWhatsApp

O Shopping da Bahia recebeu, na noite desta quarta-feira (13), o lançamento da agenda de eventos corporativos da filial baiana da Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil). O evento reuniu empresários e economistas do estado para discutir as perspectivas e tendências do setor para 2024.

Rogério Bruxellas, presidente da Rede Bahia, participou do evento como um dos palestrantes convidados. Em entrevista ao BNews, ele contou um pouco sobre o que trouxe para o público da Amcham. "Falamos sobre a economia da atenção. Eu acho que a gente está vivendo um momento muito especial para Salvador, que está no foco da atenção do Brasil inteiro e até do mundo. E por outro lado, o desafio que é estar, colocar seu negócio, suas marcas dentro, no foco da atenção do consumidor e do cliente”, revelou o presidente da Rede Bahia.

Para Bruxellas, esse é o “timming”. “Eu acho que a gente está vivendo um momento de muita transformação no mundo da comunicação, muita transformação no mundo dos negócios. E a atenção possa ser uma ferramenta que deve ser discutida. Como você deve trazer o teu negócio, a tua empresa, para o foco da atenção de quem quer que seja para que os negócios prosperem?!”, analisou o diretor.

Ele também opinou sobre o uso da na comunicação: “Ainda há muito para aprender e há muito a desenvolver. Mas o que se tem até hoje já dá uma amostra do que vem por aí. E eu não tenho dúvida que vai ser um grande aliado para os negócios, tecnologia, ciência e para o meio das comunicações. Na minha visão, a inteligência artificial vem para ajudar a nossa ciência operacional. Eu acho que a gente vai cada vez mais dedicar tempo para pensar, para desenvolver o lado estratégico, para desenvolver o lado de conhecimento do ser humano. E a inteligência artificial vem para ajudar a operacionalizar isso, tirar toda aquela atividade que é mais burocrática, que faz parte do dia a dia de todo mundo”, opinou Bruxellas.

Quem tem uma opinião parecida sobre a IA é o CEO do Grupo Ergo, João Fiamenghi, que também palestrou nesta noite. Entretanto, ele faz um alerta. “Assim como toda evolução da tecnologia, ela tem os prós e os contras, né? A IA vem para facilitar muito o nosso trabalho, para trazer, assim, uma evolução fantástica para o ambiente profissional e para sociedade em si. Mas é uma ferramenta que tem que ter muito cuidado de como usá-la e de quem vai usá-la, né? Então, eu acredito que tem que ser um assunto que tem que ser discutido com frequência para que a gente tenha muita ética no uso dela", disse Fiamenghi.

Quando o assunto é o “Plano de Voo”, em Salvador, ele demonstra a importância desse evento no Estado: "É um privilégio poder fazer parte disso e pensar que é um ambiente rico de conteúdo, de informação que pode ser trocado nesse lugar. Então, estar como palestrante desse evento é um privilégio. Sem dúvida a gente tem muito a aprender com os outros palestrantes e com quem vai estar na plateia também".

Quem também falou sobre a IA foi o Pedro Dornas, Head da Amcham. Para ele, essa tecnologia se tornou essencial. “Pós-pandemia, o índice de desenvolvimento de tecnologia foi assustador. Então, costumo dizer que as empresas que não estão adotando a Inteligência Artificial como as ferramentas estratégicas do negócio, elas estão fora do mercado. A Amcham promove conexões entre empresas do setor privado com empresas globalmente ativas. Então, sejam bem-vindos à Anshan e venham conhecer as novas ferramentas do futuro”, convidou o head.

Bruno Portela, CEO da Bahia Eventos, também é categórico quanto o uso da IA. “Ao meu ver, até agora, eu acho que a tecnologia da inteligência artificial vem contribuir muito para o ganho de eficiência das empresas como um todo. Eu acho que num mercado de comunicação mais ainda, se bem usada. Então acho que nós, como veículos de comunicação, temos aí um papel de educação, de contribuir para o desenvolvimento desse assunto, falar mais sobre ele, trazer mais discussões sobre esse tema, para que as pessoas possam aprender e usar cada vez mais da forma adequada para o ganho de produtividade. [a IA] vem para ser aliada.”, discorreu o empresário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp