Economia & Mercado

Predidente da CBPM aborda relevância da Feira da Indústria da Bahia para segmento mineral

BNews
"Bahia está avançando no setor da indústria mineral", afirma presidente da CBPM  |   Bnews - Divulgação BNews
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 21/11/2024, às 22h16 - Atualizado às 22h33



O setor mineral é uma significativa parcela do segmento industrial baiano e nacional. Sendo assim, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - CBPM , Henrique Carballal falou sobre a relevância da Feira da Indústria da Bahia - iniciativa que foi lançada nesta quinta-feira (21), em Salvador, e que acontecerá em 2025 - para o setor mineral.

“Primeiro, a mineração, sem dúvida, pode ser a grande locomotiva do processo industrialização do Brasil. O mundo, hoje, pressiona a transição energética e a transição energética só pode acontecer com os minerais estratégicos. A Bahia tem um grande potencial desses minerais. O grande desafio agora é que a gente não apenas produza os minerais através da atividade mineradora e exportando como commodities. Nós precisamos processar esses minerais na Bahia. Esse é o desafio que o governador Jerônimo Rodrigues nos delegou e é esse o esforço que a gente vem realizar. A gente já vem conseguindo obter algumas vantagens. O Bocão News, inclusive, já participou de um evento quando nós assinamos contrato com a empresa canadense Homerum Resources para a produção de vidro solar e, nos próximos dias, aí, ainda talvez esse ano, o governador estará inaugurando a pedra fundamental desta indústria, que irá gerar emprego, que irá gerar riqueza para o nosso estado, mas, acima de tudo, já trazendo essa tecnologia de você transformar a sílica, que nós temos aqui no município de Belmonte, num vidro solar de alta tecnologia e que vai ser utilizado tanto no mercado brasileiro como no mercado latino-americano, mas também que vai ser exportado para grandes mercados do mundo”, revelou Carballal.

Segundo ele, a Bahia está avançando no setor da indústria mineral. “E, aí, é importante que essa feira sirva para a gente fortalecer um empresariado baiano para que ele se prepare porque, quando você traz indústrias, junto a elas vêm insumos que são necessários para o funcionamento dessas indústrias e que, daí, você precisa de outras indústrias associadas para garantir, dessa forma, o bom funcionamento desse ciclo de desenvolvimento industrial, assim como o comércio. Assim como os serviços, nós precisamos preparar o empresariado da Bahia, nós precisamos preparar o nosso estado para que esses avanços possam garantir uma maior amplitude”, explicou o presidente da CBPM.

A iniciativa da feira é do Sebrae e da FIEB - Federação das Indústrias do Estado da Bahia. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (21), no Espaço de Convivência da FIEB, situado no Stiep, em Salvador.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp