Economia & Mercado

Prepare o bolso: seguro de carro pode dobrar de preço; saiba detalhes

Reprodução Agência Brasil
Levantamento da Minuto Seguros aponta que preço do seguro dos carros mais vendidos subiram mais de 100% neste ano.  |   Bnews - Divulgação Reprodução Agência Brasil

Publicado em 10/08/2022, às 16h35   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Em média, os preços de seguros subiram 32,45% nos últimos 12 meses, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), indicador que mede a inflação oficial do país

Com a alta de até 30% do IPVA 2022, motoristas estão encarando mais uma surpresa desagradável para o bolso: o reajuste do seguro de carro. Segundo levantamento da Minuto Seguros com as proteções dos modelos mais vendidos, a alta chega a 158% neste ano.

Todos os modelos analisados apresentaram aumentos no valor do seguro, para os dois perfis (feminino e masculino). O destaque foi o Cronos com aumento de 113% no perfil masculino, enquanto o HB20 registrou aumento de 158% no perfil feminino.

Os altos reajustes valem tanto no caso de novos seguros como na renovação das proteções.

O reajuste da proteção foi maior porque a sinistralidade voltou aos níveis anteriores à covid-19 e até ficou um pouco acima dele, explica Manes Erlichman, vice-presidente e diretor técnico da Minuto.

Além disso, os preços dos carros zero e seminovos foram fortemente reajustados por conta de um desequilíbrio entre oferta e demanda no ano passado. Segundo a consultoria KBB, a inflação dos carros novos chegou a 20% em 2021. No caso dos usados, os automóveis que têm entre quatro e dez anos de uso subiram mais de 22% no ano passado.

Como os carros ficaram mais caros, o custo da proteção sobe porque é proporcional ao valor de avaliação, já que inclui custos de peças e até a compra de um carro novo em eventual sinistro.

A alta compensa, em parte, a queda de até 35% nos preços dos seguros que vinha sendo observada desde 2017 até o ano passado. Em média, a queda dos preços da proteção no período foi de 12%, puxada pela diminuição do uso dos veículos e número de sinistros no período de restrições de mobilidade da pandemia.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp