Economia & Mercado

Presidente da Caixa lança projeto em Salvador e fala sobre multa por causa dos assédios da antiga gestão

Domingos Jr
Na ocasião, a presidente falou sobre as ações fomentadas pelo banco na Bahia e também como está o caso de assédio, envolvendo o ex-presidente  |   Bnews - Divulgação Domingos Jr

Publicado em 28/04/2023, às 20h00   Edvaldo Sales e Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, esteve em Salvador, nesta sexta-feira (28), para o lançamento do Programa Caixa Mulheres de Favela, criado para fomentar o empreendedorismo feminino. Na ocasião, a gestora falou sobre as ações fomentadas pelo banco na Bahia e também como está o caso de assédio, envolvendo o ex-presidente da instituição.

O programa funcionará na capital baiana, atendendo as mulheres da comunidade de Coutos, mas não foi descartada a possibilidade de atender outras áreas. “Esse é o primeiro projeto da Caixa nesse aspecto. Estamos usando R$ 16 milhões do próprio banco para esse investimento. E uma continuidade ou ampliação vai depender do nosso orçamento no ano que vem. Mas é um projeto que vai atender 1.500 mulheres nessas três comunidades (Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro) e online, com orientação, cursos, inclusive usando o WhatsApp, vamos chegar a 50 mil mulheres em três estados. Essa é a forma inovadora de tentar ampliar o maior número de mulheres”, explicou a presidente.

Maria Rita também confirmou a construção de novas casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, após destacar que as obras entregues no estado recentemente se tratavam de imóveis que tiveram a construção paralisada em 2016 e foi retomado neste ano. “Projetos serão selecionados. Acredito que com certeza haverá projetos novos, mas isso deve ser chegado pra avaliar ainda, porque a regulamentação do Minha Casa, Minha Vida sai agora em maio, ainda não saiu”.

Sobre os R$ 10 milhões de multa aplicada ao banco pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelos  casos de assédio sexual e moral praticados na gestão de Pedro Guimarães, Maria Rita afirmou que irá cobrar do economista:"Como a causa dessas situações de assédio envolvem diretamente o ex-presidente, são de responsabilidade dele, n´so entendmos, já discutimos  evamos entrar na justiça cobrando dele o resscareno pelos valores que o banco está pagando agora para o Minsitério Público do Trabalho".

Programa Caixa Mulheres de Favela

O principal objetivo do programa, desenvolvido em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa), é prover suporte integral às mulheres, para que elas possam gerar renda e alcançar a independência financeira. Um dos passos da primeira fase é a implantação de três laboratórios de inovação social no Rio de Janeiro (Complexo da Penha), São Paulo (Heliópolis) e Salvador (Coutos).

O laboratório de inovação social abriga oficinas de empreendedorismo, organização e educação financeira. No local, as empreendedoras contam com a ajuda de uma incubadora de negócios, serviços de formalização de empresas, orientação contábil e de produtos bancários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp