Economia & Mercado

Primeira fábrica de 'carro voador' no Brasil é anunciada pela Embraer; saiba detalhes

Divulgação/Eve
Primeiros modelos de 'carro voador' devem sair em 2026  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Eve

Publicado em 22/07/2023, às 11h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Eve Air Mobility (Eve) e a Embraer anunciaram, nesta quinta-feira (20), que a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), também conhecidos como carros voadores, será localizada na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Os primeiros modelos devem sair da fábrica a partir de 2026.

Os carros voadores serão fabricados em uma unidade já existente da Embraer na cidade e que será ampliada para receber a linha de produção do eVTOLs. A planta industrial está sujeita à aprovação final das autoridades. 

De acordo com a Embraer, o local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária.

"Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa", diz o comunicado.

Ainda segundo a Embraer, a empresa tem uma  carteira de encomendas de 2,8 mil eVTOLs, o que representa mais de US$ 8 bilhões em vendas, para clientes operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. São 28 clientes.

O que são os 'carros voadores'?

Os eVTOLs, que ganharam apelido de 'carros voadores', oferecerão aos clientes uma forma rápida, econômica e sem emissão de carbono para chegar a aeroportos e se deslocar em ambientes urbanos.

100% elétrico, o veículo possui um alcance de 60 milhas (100 quilômetros), permitindo uma variedade de missões de mobilidade urbana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp