Economia & Mercado

Projeto proíbe débito automático de valor parcial ou total da fatura do cartão de crédito

Agência Brasil/ Arquivo
Atualmente, os contratos de adesão a cartão de crédito possuem cláusulas que autorizam o débito automático  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil/ Arquivo

Publicado em 03/04/2024, às 19h46   Agência Câmara de Notícias


FacebookTwitterWhatsApp

O Projeto de Lei 755/24 torna abusiva a cláusula de contrato de cartão de crédito que preveja o débito automático do valor parcial ou total da fatura na conta corrente do titular. A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, insere a regra no Código de Defesa do Consumidor.

Atualmente, os contratos de adesão a cartão de crédito possuem cláusulas que autorizam o débito automático, caso haja saldo. Não havendo saldo, o contrato prevê o parcelamento do débito.

Para o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), autor do projeto, essa regra constitui uma apropriação indevida da renda do consumidor. “A possibilidade de desconto em conta corrente afasta todas as regras de cobrança de dívida usuais e promove uma verdadeira penhora do salário do devedor”, disse Donizette.O PL 755/24 será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp