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Rede Alpha Fitness tem proposta “arrojada” de crescimento e se prepara para captação de franqueados

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Empresário Marlon Salatiel, sócio grupo, concedeu entrevista ao BNews e afirmou que a meta da Rede Alpha Fitness para 2024 é ousada  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

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Publicado em 27/09/2023, às 09h50


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Em crescimento constante, a rede de academias Alpha Fitness vem conquistando cada vez mais espaço não só no mercado baiano, mas em âmbito nacional. Com unidades em Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Brasília e Aracaju, a Alpha se destaca como a maior rede de academias com DNA 100% baiano.

A previsão de crescimento em 2023 é 30%, pulando de 17 para 22 unidades. Somente nas academias de Feira de Santana e Brasília foram gerados aproximadamente 80 empregos.

O empresário Marlon Salatiel, sócio do grupo, concedeu entrevista ao BNews e afirmou que a meta para 2024 é muito mais ousada. “É mais arrojada, porém ainda bem realista. Projetamos inaugurar de 7 a 10 unidades próprias, distribuídas em 3 a 5 cidades diferentes”, pontuou.

A Rede Alpha Fitness atualmente conta com aproximadamente 650 colaboradores e a expectativa é de mais contratações com a inauguração das novas unidades previstas. O empresário revelou ao BNews que apesar de todas as unidades serem próprias, já há um projeto em andamento que prevê captação de candidatos a franqueados. “Existem modelos a partir de 600 mil”, salientou.

Questionado sobre a concorrência com as muitas academias de bairro que existem na capital baiana, Salatiel ressalta: “Costumo dizer que neste mar existe espaço para todos os peixes, e é verdade. Por mais que seja nítido o crescimento das redes, as academias de bairro têm seu espaço e cumprem papel crucial nesta cadeia”.

Confira a entrevista na íntegra abaixo:


BNews: Esse ano vocês inauguraram uma unidade em Brasília e, também, em Feira de Santana. Como está sendo o plano de expansão e quantos empregos foram gerados?
Marlon Salatiel: Sim, neste ano de 2023 demos sequência ao nosso plano de expansão, que visava ao menos uma unidade fora do Nordeste. A cidade escolhida foi Brasília, pensando tanto na estratégia geográfica, como também ao considerar que a capital federal é um polo desenvolvido no setor fitness, e com isso nos trará um reconhecimento da marca importante para a continuidade do crescimento. Além de que enxergamos um fit entre a proposta do local escolhido com o que praticamos em termos de entrega de serviço. Já Feira de Santana é uma cidade que “namoramos” já a um tempo, e felizmente conseguimos um excelente local para a unidade já inaugurada, e também para a próxima unidade (a inaugurar ainda em 2023). Nestas duas mencionadas aproximadamente 80 empregos diretos e indiretos foram gerados. Além destas unidades, inauguramos em 2023 outras 2 unidades, em Vitória da Conquista e Aracaju.

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BNews: Qual a perspectiva de expansão da Alpha pra 2024? Quantas unidades ainda devem ser inauguradas, e onde?
Marlon Salatiel: Se em 2023 crescemos cerca de 30%, pulando de 17 para 22 unidades, nossa meta para 2024 é mais arrojada, porém ainda bem realista. Projetamos inaugurar de 7 a 10 unidades próprias, distribuídas em 3 a 5 cidades diferentes. Nosso plano de expansão está focado nas regiões próximas de onde já temos unidades, porém analisamos eventuais oportunidades em diversas localidades.

BNews: Em quais estados a Alpha tem unidades? Está no radar de vocês entrar em outros estados do Brasil? E qual a previsão?
Marlon Salatiel: Atualmente temos unidades em: Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Brasília e Aracaju. No radar está o Brasil todo (risos). Porém queremos dar um passo de cada vez, respeitando sempre as regionalidades e também com um crescimento responsável, para não comprometer a nossa entrega. Entendemos que a força de rede é muito importante para onde queremos chegar. Sendo assim, as regiões Nordeste e Centro-Oeste, onde já contamos com operações, assim como Norte, são as que mais olhamos atualmente. Sem descartar, é claro, eventuais oportunidades das demais.

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BNews: Hoje vocês contam com quantos colaboradores na rede?
Marlon Salatiel: Já ultrapassamos a marca de 650 colaboradores na rede. Contando com as operações locais das unidades, assim como o time de gestão, backoffice e diretoria.

BNews: Os planos da Alpha custam quanto? Quais os valores mínimo e máximo para malhar na Alpha?
Marlon Salatiel: Os preços podem variar de 129,90 até 179,90 por mês no plano Alpha, a depender da unidade escolhida. O plano Black tem valor de 189,90 por mês, e temos também outras modalidades a parte em alguns locais, como Pilates, Crossfit, Natação, entre outros.

BNews: As academias fora de Salvador são da própria rede ou franqueados? Qual o investimento para franquear uma academia com a marca Alpha Fitness, que se tornou uma grife na Bahia?
Marlon Salatiel: Atualmente todas as unidades são próprias. Contudo iniciamos recentemente a captação de candidatos a franqueados. Temos um projeto bem estruturado e pensado para dar total apoio às franquias. Nele contemplamos suporte desde a escolha do ponto até a gestão operacional da unidade já inaugurada. Nosso objetivo é que nossos futuros franqueados tenham sucesso, para o projeto ser sustentável e duradouro. O investimento pode variar com o tamanho da unidade e também se é uma academia nova ou retrofit (quando existe a conversão da marca e adaptação do local). Então existem modelos a partir de 600 mil. Aos interessados, é só preencher o formulário na página www.redealphafitness.com.br/franquias que entraremos em contato com maiores detalhes. Quem sabe não sai desta matéria um futuro parceiro de negócio? Estamos ansiosos!

BNews: Atualmente existem muitas redes de academia na Bahia e, ainda, as academias chamadas "de bairro". Quais os grandes diferenciais da Alpha para atrair as pessoas para a rede?
Marlon Salatiel: Esta é uma pergunta interessante. Costumo dizer que neste mar existe espaço para todos os peixes, e é verdade. Por mais que seja nítido o crescimento das redes, as academias de bairro têm seu espaço e cumprem papel crucial nesta cadeia. Porém é inegável o fato que todos estão se profissionalizando ao máximo, e contar com uma estrutura de rede traz muitos benefícios para operação e de atendimento ao cliente. Dito isto, temos muito bem definido onde atuamos, e como vamos impactar a competição do mercado. Somos uma academia middle market (ou apenas mid-market), ou seja, entregamos um excelente serviço por um preço competitivo e atraente ao consumidor. Temos estrutura de ponta, academias climatizadas, equipamentos modernos e atualizados e sempre buscamos por inovações, além de oferecer acompanhamento profissional e personalizado aos alunos. Somos uma empresa humana, com foco total na satisfação do cliente.

BNews: Qual a análise que vocês fazem do período pós-pandemia? Cresceu a procura de novos clientes?
Marlon Salatiel: Infelizmente tivemos na história recente um momento terrível como este. Após a pandemia pudemos notar que a consciência da importância da atividade física aumentou consideravelmente. Pessoas que antes não se reconheciam sedentárias, hoje vêem que através da atividade física alcançarão melhor qualidade de vida e longevidade, além de ser um agente efetivo de prevenção e não de remediação. Com isso, novas demandas e principalmente muitos novos consumidores entraram. Estamos numa crescente positiva e não vejo fim nesta tendência no curto/médio prazo. Atividade física promove a vida.

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BNews: Como vocês fazem pra conseguir atender a essa grande demanda?
Marlon Salatiel: Como mencionei, nosso foco é 100% no atendimento e satisfação do cliente. Em todas reuniões internas, seja com o time de gestão ou com o operacional, reforçamos que nossa entrega é prioridade máxima e buscamos meios para tornar isto viável. Não somos uma academia low-cost. Nos diferenciamos justamente por ter um acompanhamento personalizado, que dá suporte desde a prescrição de treinos até a correção na execução dos exercícios. É muito desafiador atender esta demanda, mas existe uma cobrança 360º para que todas as tarefas, desde o bom dia na recepção até o acompanhamento no treino, sejam de excelência. Queremos fazer a diferença e transformar a vida das pessoas através do amor, cuidado e diversão.

BNews: Fale um pouco sobre a recente certificação da Experience Awards - SoluCX, que coloca a Alpha as empresas com o melhor NPS do Brasil no segmento.
Marlon Salatiel: Foi uma felicidade ver o reconhecimento de tanto trabalho. NPS é uma métrica reconhecida mundialmente para medir a satisfação do cliente, e a certificação Experience Awards pela SoluCX tem peso no cenário nacional. Mais de 1 milhão de clientes foram ouvidos, e estávamos entre as 6 melhores academias do Brasil nesta pesquisa, ao lado de empresas de renome como Bodytech, SmartFit, BlueFit e outras. Isto para nós é motivo de orgulho e damos graças a Deus por mais esta conquista. Sabemos que este reconhecimento aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de uma entrega excelente, e nosso time está pronto e focado nisto 24/7.

Classificação Indicativa: Livre

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