Economia & Mercado

Representantes da mineração avaliam importância da sustentabilidade no setor: "Bahia está dando um salto na frente"

Beatriz Araújo/BNews
Ao BNews, os representantes do setor de mineração falaram sobre a importância do Fórum realizado pela CBPM  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo/BNews

FacebookTwitterWhatsApp

Salvador está recebendo o I Fórum de Mineração & Sustentabilidade, uma iniciativa da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). O evento fortalece o alinhamento da produção do setor sem perder os cuidados com o Meio Ambiente.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O Diretor da Rede Global WWI (Worldwatch), Eduardo Athayde, falou ao Bnews sobre a importância do fórum baiano para o setor.

A Bahia está dando um salto na frente mais uma vez, porque como o terceiro maior produtor mineral do país, a Bahia precisa reunir essas cabeças pensantes, precisa conhecer o que está sendo feito de mais novo em sustentabilidade do mundo, como está sendo apresentado aqui agora”, afirma.

Para ele, a Bahia precisa ganhar novas experiências e aprendizados, visando “conhecer o que está sendo feito de mais novo em sustentabilidade do mundo”.

A Bahia tem que ganhar com isso, porque uma vez se apresentaram dessa forma, desse nível, não só para o cenário nacional, como para o cenário internacional, ela atrai mais interesses. E é isso que a gente quer. Que possa atrair interesses, sempre observando os princípios do desenvolvimento das sustentabilidades”, ressalta.

Mudança de foco da CBPM no comando de Carballal

Eduardo Athayde também avaliou o trabalho de Henrique Carballal, presidente da CBPM. Para o diretor da Rede Global WWI, a companhia está deixando de ser apenas uma empresa de pesquisa e se tornando uma agência de fomento para o setor de mineração na Bahia.

Eu acho que a CBPM está deixando de ser apenas uma empresa de pesquisa mineral e, na nossa visão, ela passa a ser uma agência de fomento, uma agência de desenvolvimento do negócio da mineração na Bahia, com foco na sustentabilidade, que é um imenso diferencial. A gente está migrando de uma visão de pesquisa pura para uma visão de desenvolvimento dos nossos ativos e minerais, e a Bahia ganha muito com isso, tanto no cenário nacional como no cenário internacional”, avalia.

Principais dificuldades do setor de mineração

Também presente no Fórum de Mineração & Sustentabilidade, o presidente do Sindimiba e vice-presidente da Jacobina Mineração, Sandro Magalhães citou as maiores dificuldades das empresas quando o assunto é sustentabilidade. Para ele, os entraves são: “as questões tributárias e a segurança jurídica”.

Olha, as empresas hoje de mineração, que é o setor que eu represento, ela tem uma agenda muito grande voltada para o social, para o meio ambiente, para as questões de ESG. E hoje ainda continua sendo um desafio para a gente no Brasil as questões tributárias e a segurança jurídica, que o país ainda precisa avançar. Porque cada vez que você aumenta o imposto, que tem uma carga tributária muito pesada, por mais que você tenha a Lei de Incentivo Fiscal, você deixa de investir uma parcela grande em outras áreas. Então continua sendo um desafio, não só para o setor de mineração, mas para todos os outros, a questão tributária”, explica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp