Economia & Mercado

Salvador recebe I Fórum de Mineração & Sustentabilidade realizado pela CBPM

Divulgação/Vulcano
Fórum acontece nesta quinta-feira (23), no Bistrot Trapiche Adega  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Vulcano
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 22/11/2023, às 15h35


FacebookTwitterWhatsApp

Cada vez mais a mineração baiana vem ganhando notoriedade no cenário nacional, fato que exige um compromisso ainda maior dos envolvidos no setor com o meio ambiente. Neste sentido, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) tomou a iniciativa de realizar o seu I Fórum de Mineração & Sustentabilidade, que acontece nesta quinta-feira (23), no Bistrot Trapiche Adega, em Salvador.

O evento vai reunir autoridades políticas, secretários de governo, representantes de mineradoras, lideranças do setor e outros interessados no assunto. Entre os temas abordados nas mesas da primeira edição do fórum estão: “Minerais Estratégicos para a Transição Energética”, “Políticas Públicas e Regulação”, “Boas Práticas na Produção dos Minerais Estratégicos com Responsabilidade Social”, “Desafios e Oportunidades para uma Transição Energética Sustentável” e “Apresentação das Oportunidades Minerais na Bahia”.

Em entrevista ao BNews, o presidente da CBPM, Henrique Carballal, informou de onde surgiu a iniciativa de realizar o I Fórum de Mineração & Sustentabilidade da entidade. “Nós precisamos fazer com que a mineração cumpra com as ODSs [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] e cumpra com as políticas ESG [sigla em inglês que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança] que norteiam a nossa intervenção enquanto CBPM”, elencou.

Carballal também falou sobre a importância de abordar a sustentabilidade em paralelo com a responsabilidade social, a fim de promover um alinhamento do setor de mineração com a agenda ESG.

“Nós queremos desenvolver mineração sem perder o horizonte da defesa do meio ambiente na sua mais clara expressão. Porém, o principal agente do meio ambiente é o ser humano, então nós também precisamos garantir que a mineração cuide das comunidades tradicionais, que respeite a comunidade local, que leve riquezas para a comunidade local, ou seja, o debate da sustentabilidade deve abranger a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento integral de todas as comunidades no entorno das minas”, destacou o presidente.

Questionado se o Fórum CBPM de Mineração & Sustentabilidade deve passar a fazer parte do calendário institucional da entidade, o presidente confirmou. “Esse é o primeiro, nós vamos fazer vários”, garantiu. “Esse é um debate que deve ser constante. A CBPM quer abrir a mineração para o debate junto à sociedade, trazer a sociedade para esse debate e fazer com que a mineração possa ouvir a sociedade também”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp