Economia & Mercado

Rui Costa revela mudança de estratégia na distribuição de dividendos da Petrobras

Reprodução/TV
A ideia é que a estatal invista para gerar em empregos, “se fortalecer e continuar sendo empresa de energia”  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 21/06/2023, às 10h19


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, revelou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mudou a orientação em relação à Petrobras (PETR3;PETR4). A ideia é evitar a distribuição de recursos de forma indiscriminada.

Em entrevista ao Estadão, o ministro disse que a nova diretriz é priorizar o reinvestimento dos recursos, ao invés de usá-los "como se fosse o Papai Noel".

“Nenhuma empresa privada do mundo, de setor nenhum, distribui um montante desse de dividendos. As empresas, em geral, boa parte do resultado é reinvestido para que a empresa continue referência no setor que atua”, disse Rui Costa em almoço organizado pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). “Forma de distribuição de dividendos é um desserviço à Petrobras, à nação", acrescentou.

Rui Costa ainda defendeu mudanças no sistema de tarifação da distribuição de energia no Brasil. Para o ministro, a alta do mercado livre de energia causou um cenário em que pessoas de baixa renda estão arcando sozinhas com os custos de distribuição presentes nas faturas de energia.

O ex-governador revelou ainda que o governo pensa em usar o gás natural para subsidiar a produção no país. “O gás natural é importante para suprir energia em momentos de crises agudas”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp