Economia & Mercado

Saiba como avaliar os resultados da cultura organizacional de qualquer empresa

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Especialista de RH e mentora de startups explica como cultura pode gerar engajamento  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 21/01/2024, às 16h59 - Atualizado às 17h13


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A cultura organizacional é o conjunto de elementos, tangíveis e não tangíveis que compõem uma organização. É o estabelecimento de um modo de como fazer as coisas na empresa, como tomar decisões, como gerar relacionamentos e lidar com conflitos, entre outras coisas. 

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Segundo Karen Cartagena, especialista em recursos humanos e mentora de startups, a cultura organizacional é capaz de guiar o alinhamento entre os colaboradores em busca dos melhores resultados, pois é ela que permite que valores e um sentimento de pertencimento estejam sempre presentes no dia a dia. “Em uma empresa jovem, como uma startup, a criação de uma cultura organizacional é imprescindível, já que é necessário contar com um time genial e comprometido para construir o negócio”, afirma. 

De acordo com Karen, a cultura organizacional deve ser desenhada desde o início para sustentar a estratégia da organização. “Divulgar um guia, com o sonho grande, valores e crenças compartilhadas potencializa o alinhamento entre as pessoas. Uma boa prática é convidar os colaboradores para construírem esse material com você de forma que todos se sintam parte”, orienta.

E como medir os resultados da cultura organizacional? Segundo Karen, é necessário fazer pesquisas periódicas para entender o quanto os colaboradores estão engajados e se o processo de recrutamento está sendo eficaz. “Você pode incluir perguntas específicas sobre os valores da empresa e a aderência dos colaboradores a esses valores. Também pode permitir que as pessoas forneçam feedbacks anônimos sobre a cultura da empresa”, afirma.

Outras ações mencionadas pela especialista para uma empresa avaliar se a cultura organizacional está gerando bons resultados é observar o comportamento dos funcionários e checar se estão alinhados com a cultura desejada. “Também é possível medir a taxa de retenção dos colaboradores e analisar se as pessoas que melhor exemplificam a cultura estão sendo recompensadas”, diz Karen.

A especialista afirma que o feedback de clientes também pode ajudar, pois auxilia a empresa a perceber se a sua cultura organizacional está forte ao ponto de ser percebida externamente. “A cultura pode mover montanhas e gerar um engajamento invejável. Ela se torna diferencial quando aliada a uma estratégia simples, clara e com foco de atuação. A cultura é intangível e mutável. Portanto, esteja aberto às mudanças e aprenda com elas”, aconselha. 

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