Economia & Mercado

Saiba como o arcabouço fiscal pode impactar na vida dos brasileiros

Reprodução Pixabay
Conheça os cinco pontos de maior impacto na economia brasileira  |   Bnews - Divulgação Reprodução Pixabay

Publicado em 22/08/2023, às 23h25   Cadastrada por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

Caso a lei que estabelece o novo arcabouço fiscal no país seja aprovada, os brasileiros sofreram impacto positivo em diversos aspectos na economia direta e indireta do país. Conheça abaixo os cinco pontos de maior impacto da lei no dia-a-dia da população:


Queda dos juros

O Banco Central brasileiro terá mais segurança para continuidade ao ciclo de corte da taxa Selic, hoje em 13,25%. Com juros em queda, haverá maior propensão ao consumo de bens que necessitam de financiamentos, como imóveis, carros e eletrodomésticos.

Dólar


O projeto aumentará a confiança dos investidores estrangeiros na economia brasileira. Por conta disso, o fluxo de dólares vindo para o Brasil vai crescer valorizando ainda mais o real.

Inflação


Com o dólar em queda, a inflação também ficará menos pressionada. Produtos que têm a moeda americana como referência, como a gasolina e o trigo, ficarão mais baratos.

Investimentos


As contas públicas em ordem e a queda dos juros irão estimular os investimentos públicos e privados.

Crescimento econômico


Com juros mais baixos, inflação em queda e mais investimentos, a tendência é de revisão para cima das estimativas de crescimento do PIB do país. Isso significa maior geração de empregos e renda para a população.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp