Economia & Mercado

Saiba onde fica a nova sede da União Europeia no Brasil

Divulgação / Lotus
Nova sede funciona em um edifício corporativo sustentável  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Lotus
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 19/12/2023, às 12h08 - Atualizado às 12h09


FacebookTwitterWhatsApp

Às margens de um dos principais cartões postais da Capital Federal, o Lago Paranoá, o edifício corporativo Lotus Prime, fundado em 2018, mistura-se à paisagem local. O projeto de Julio Crosara teve no Lago o ponto de partida, pensado com total liberdade criativa para garantir a arquitetura autoral, marca registrada da construtora Lotus. O prédio foi entregue recentemente à Delegação da União Europeia no Brasil, em evento oficial em Brasília, que marcou a inauguração da nova sede no país.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

 A maquete do empreendimento também foi entregue oficialmente às autoridades da organização em solenidade realizada em Bruxelas, na Bélgica, e ficará exposta junto às maquetes dos outros edifícios-sede da UE no mundo. 

O edifício é formado por um conjunto de três blocos sobrepostos: dois térreos e paralelos, servindo de apoio ao bloco superior na perpendicular, com vista para o lago e criando um equilíbrio que dá identidade ao prédio. Os dois blocos paralelos comportam uma praça central, com paisagismo de forração baixa, valorizando o design. 

A disposição dos blocos e os brises da fachada envidraçada favorecem a iluminação e a ventilação naturais, além de fortalecer a conexão entre as áreas internas e externas. São cinco mil metros quadrados de área construída, distribuídos em quatro pavimentos, sendo dois subsolos.

“O prédio tem um jogo de volumes que cria balanço e gera impacto no encontro com a paisagem do Lago. A ideia foi criar um prédio gostoso de se trabalhar seguindo os critérios internacionais de Sustentabilidade”, conta Julio Crosara, arquiteto responsável pelo Lotus Prime. 

O empreendimento corporativo Triple A recebeu a certificação LEED Gold, que indica os mais altos padrões de sustentabilidade e eficiência, demonstrando excelência ambiental no ciclo de vida do empreendimento, desde a concepção inicial. A certificadora indicou os critérios cumpridos pela Lotus nas práticas construtivas sustentáveis, como lavagem de rodas e contenção de resíduos; utilização de materiais sustentáveis; implementação de eficiência energética e o uso responsável da água. 

Sede da Delegação da União Europeia no Brasil

O Lotus Prime foi escolhido pela Delegação da União Europeia no Brasil como a nova sede da Organização no país. Em evento realizado em Brasília, a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, celebrou o momento como um importante marco das relações entre brasileiros e europeus.

“Este prédio reflete como a União Europeia gostaria de ser percebida no mundo, seguindo altos padrões internacionais. A construtora e os arquitetos que projetaram este edifício são brasileiros. Este espaço é, portanto, de trabalho conjunto e co-criação”, comentou a embaixadora.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp