Economia & Mercado

Sobe de três para 10 o número de grandes empresas brasileiras com risco de calote, aponta agência Fitch

Reprodução/ Freepik
Em maio de 2022, a Fitch classificava três companhias brasileiras com nota de crédito CCC  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Freepik

Publicado em 30/05/2023, às 13h59   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O cenário econômico de juros elevados, economia lenta e turbulência internacional fez com que crescesse o número de grandes empresas brasileiras com chance real de calote. Segundo a classificação da agência de risco Fitch, foram rebaixadas sete companhias do Brasil para o nível “CCC” ou pior. Esses “ratings” indicam risco de crédito muito alto, com o calote sendo “uma possibilidade real”. As informações são do O Globo.

Em maio de 2022, a Fitch classificava três companhias brasileiras com nota de crédito CCC ou pior; atualmente, são dez empresas. Seis rebaixamentos ocorreram desde dezembro, depois de o Banco Central ter elevado e mantido os juros em 13,75%, maior nível desde 2016.

Entre as companhias que foram rebaixadas estão a cimenteira InterCement, controlada pela Mover (ex-Camargo Corrêa S.A.) e cujo rating caiu de “B-” para “CCC”; e a Light, que caiu para a nota “D” depois de pedir recuperação judicial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp