Economia & Mercado

Startup de educação inclusiva vence competição com quase mil empresas em grande evento

Sam Barnes/Divulgação/Web Summit Rio
Criada em 2018, a Jade Autism promove educação inclusiva por meio da tecnologia  |   Bnews - Divulgação Sam Barnes/Divulgação/Web Summit Rio

Publicado em 05/05/2023, às 08h50   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Uma startup especializada em trabalhar com educação inclusiva, voltada para crianças com o espectro do autismo, venceu o pitch da primeira edição do Web Summit Rio. A Jade Autism foi fundada em 2018, no Espírito Santo, por Ronaldo Cohin, que recebeu o prêmio depois de concorrer com quase mil startups presentes no evento.

A empresa tem um software que suporte a crianças e adolescentes com autismo. A solução permite que escolas e professores ofereçam uma abordagem individualizada para cada aluno.

Pitchs são apresentações curtas e objetivas de uma pequena empresa, que têm objetivo de convencer investidores a aportarem recursos no negócio. No Web Summit Rio, o Pitch é a grande competição que reúne startups em estágio inicial de todo o mundo para uma batalha ao vivo no palco ao longo dos quatro dias de evento.

Nesta edição, foram selecionadas 42 das 974 startups expositoras. Oito empresas se enfrentaram na semifinal até que três finalistas fossem escolhidas para a final, ontem.

Esse foi o segundo pitch de Ronaldo Cohin: ele já havia apresentado sua startup na conferência da Web Summit Lisboa, em novembro do ano passado.

Segundo Ronaldo, o prêmio valida o negócio para dar o próximo passo, que é crescer no mercado europeu. No próximo mês, o software deve atender escolas públicas na Inglaterra.

Ele desenvolveu o programa ao lado da cofundadora da empresa, Joice Andrade, na Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Ele foi músico de rock em turnê por longos anos antes de voltar à faculdade para estudar computação. Sua filha foi diagnosticada com autismo enquanto ele estudava, o que ensejou a escrever sua dissertação sobre sua condição.

O aplicativo Jade Autism foi criado em 2018 e já é usado por 160 mil crianças em todo o mundo. Ronaldo avalia que a startup tem grande potencial de expansão, já que 380 milhões de crianças em todo o mundo têm deficiências cognitivas, e US$ 16 bilhões são gastos anualmente em tecnologia de assistência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp