Economia & Mercado

TV 3.0: Lula autoriza instalação de novo sistema de televisão; saiba como será

Divulgação / Freepik
TV 3.0 foi anunciada pelo Ministério das Comunicações com objetivo de propor nova geração de TV digital  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Vagner Ferreira

por Vagner Ferreira

Publicado em 27/08/2025, às 10h42



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (27), um decreto que oficializa o novo sistema de televisão. Trata-se da TV 3.0, que foi anunciada pelo Ministério das Comunicações, com o objetivo de propor uma nova geração de TV digital, com melhorias de imagens e som a canais abertos e por assinatura. 

"Um dos impactos será na qualidade de imagem, com aparelhos com a tecnologia de até 8K, para permitir melhor resolução, e maior contraste de cores. Outra mudança irá propiciar a experiência de 'som de cinema', semelhante a uma imersão com áudios que são reproduzidos em direções diferentes", informou o ministério.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Dentre as principais mudanças, a nova TV vai disponibilizar o uso de aplicativos, fazendo com que os telespectadores possam interagir com a programação. Em outras palavras, as emissoras poderão ofertar conteúdos adicionais, como séries e jogos. Ainda, vai ser possível fazer compras diretamente do televisor. 

O acesso à TV 3.0 será gratuito, via sinal aberto, com a necessidade da internet apenas em caso de uso interativo. Para os aparelhos mais antigos, será necessário um conversor, até que as TVs mais modernas passem a possuir automaticamente o sinal do novo padrão. A operação deve iniciar em 2026, de forma gradual, já para ser utilizada na Copa do Mundo.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)