Economia & Mercado
por Bruna Rocha
Publicado em 15/04/2025, às 12h00 - Atualizado às 12h07
As vendas no varejo durante o feriado da Páscoa devem cair este ano em comparação com o mesmo período dde 2024. Segundo dados divulgados na última quarta-feira (14) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), se a projeção da entidade se confirmar, as vendas da Páscoa deste ano deverão somar em torno de R$ 3,36 bilhões. Esse valor representa uma redução de 1,4% em relação às vendas do ano passado.
A instituição aponta que a principal causa do recuo é a alta no preço do chocolate, que deve apresentar um aumento de 18,9%, o maior índice em 13 anos. Outros fatores impactantes na produção são a elevação do preço do cacau no mercado internacional e a desvalorização do real frente ao dólar.
Embora o mercado de trabalho continue mostrando dinamismo no país, os altos preços tendem a conter o entusiasmo do consumidor. Assim, a Páscoa de 2025 deve reafirmar um cenário de consumo mais cauteloso, mesmo que os apelos emocionais e tradicionais da data mantenham seu peso no calendário do varejo nacional", avaliou a CNC.
A Confederação também analisou outros itens que compõem a cesta básica de doces e alimentos, detectando aumentos como o do bacalhau (+9,6%) e do azeite de oliva (+9,0%).
O momento atual da economia brasileira é marcado por pressões inflacionárias provenientes do mercado internacional e pela volatilidade cambial. O varejo sente os efeitos desse cenário macroeconômico incerto, resultando na desaceleração do consumo em datas importantes como a Páscoa. Isso força o setor a rever suas estratégias e planos em curto, médio e longo prazo”, afirmou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, ao portal g1.
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