Economia & Mercado

Vendas do varejo baiano seguem em queda pelo terceiro mês consecutivo

A maior queda foi registrada nop setor de vestuário e calçados - Agência IBGE Notícias
O recuo foi de 0,8% no mês de julho  |   Bnews - Divulgação A maior queda foi registrada nop setor de vestuário e calçados - Agência IBGE Notícias

Publicado em 14/09/2022, às 18h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada, nesta quarta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) detecta que o volume de vendas do comércio varejista no país recuou 0,8% em julho, na comparação com junho, apresentando o terceiro mês consecutivo de queda. No acumulado de 2022, o varejo registra variação de 0,4%. Já nos últimos 12 meses, o setor acumula índice de 1,8%. Ainda de acordo como o IBGE, no comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em julho caiu 0,7% frente a junho e 6,8% contra julho de 2021.

O mês de abril foi o último com crescimento. Desde então, maio, junho e julho acumulam recuo de 2,7%. Por conta desses resultados, o setor se encontra praticamente do mesmo nível do período pré-pandemia, fevereiro de 2020, com variação de 0,5%. Entretanto, nesta comparação com o nível pré-pandemia, o comércio varejista mostra desigualdades em termos setoriais. Há atividades muito acima, caso de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (20,7%), Combustíveis e lubrificantes (11,3%), Material de construção (2,3%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,2%).

Já outras estão em patamar muito abaixo, caso de livros, jornais, revistas e papelaria (-37,2%), com uma trajetória de perda muito por conta da própria lógica contemporânea do mercado, além de tecidos, vestuário e calçados (-25,6%), móveis e eletrodomésticos (-18,4%) e veículos e motos, partes e peças (-12,4%). O recuo de 0,8% no volume de vendas do varejo em julho, na comparação com junho, apresentou queda em nove das 10 atividades pesquisadas, contando com o varejo ampliado. O maior recuo foi em Tecidos, vestuário e calçados (-17,1%).

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp