Economia & Mercado
Publicado em 08/10/2025, às 17h04 Cauan Borges e Lucas Pacheco
A vice-presidente da Cooperativa do Pindowa, Mauriana Sobreira, destacou ao BNews o papel fundamental da instituição no fortalecimento da economia local e na valorização dos produtores rurais de Imperatriz, no Maranhão, durante press trip promovida pela Suzano, nesta quarta-feira (8).
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Segundo Mauriana, a criação da cooperativa surgiu da necessidade de oferecer segurança nas transações comerciais e melhores condições de escoamento da produção agrícola. Antes da organização, muitos agricultores enfrentavam prejuízos devido à falta de formalização nas vendas.
“Algumas pessoas se aproveitaram da boa fé e da inocência de membros da comunidade. Teve gente que vendeu a roça inteira e nunca recebeu, porque não havia uma transação fiscal”, relatou.
A vice-presidente também ressaltou que a cooperativa atua no monitoramento de preços locais, com base nos valores praticados por programas públicos como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
“Nosso objetivo é garantir que o agricultor venda por um preço justo, dentro da lógica de mercado, sem prejuízo nem superfaturamento, mantendo a sustentabilidade da produção e o equilíbrio econômico da região”, afirmou Mauriana.
Assista:
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato