Economia & Mercado

Volume de serviços na Bahia registra queda em janeiro de 2024; veja números

Manu Dias/GOVBA
Bahia, diferentemente da média nacional que registrou um crescimento de 0,7%, viu-se em queda  |   Bnews - Divulgação Manu Dias/GOVBA
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 16/03/2024, às 07h15


FacebookTwitterWhatsApp

Em janeiro, o volume de serviços na Bahia retraiu 1,6% em comparação com dezembro do ano anterior, conforme dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A Bahia, diferentemente da média nacional que registrou um crescimento de 0,7%, viu-se em queda (-1,6%), marcando um contraste com a expansão de 0,7% experimentada em dezembro. Este recuo pode ser atribuído ao período pós-festas de fim de ano, no qual as famílias se dedicaram ao planejamento das despesas iniciais do ano, como o pagamento de obrigações e férias escolares, resultando em uma contenção do consumo.

Comparado a janeiro de 2023, o setor cresceu modestos 0,2%. Entre as cinco atividades analisadas, apenas duas contribuíram para o aumento do volume de serviços. Destaque para os Serviços de Informação e Comunicação, que apresentaram uma variação positiva de 5,3%, seguidos pelos Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correios, com um incremento de 2,0%. Por outro lado, os Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (-4,5%), Outros Serviços (-4,0%) e Serviços Prestados às Famílias (-1,4%) puxaram o índice para baixo.

No acumulado dos últimos doze meses, o setor de serviços na Bahia expandiu-se em 6,1%, superando a média nacional de 2,4%. Quatro das cinco atividades tiveram um desempenho positivo, com os Serviços de Informação e Comunicação liderando o crescimento, com uma variação de 14,4%.

Atividades turísticas na Bahia crescem 2,7% em janeiro

Enquanto o índice de atividades turísticas no Brasil retraiu 0,8% em janeiro de 2024 em comparação com dezembro de 2023, a Bahia registrou um crescimento de 2,7%, posicionando-se como uma das quatro regiões que apresentaram variação positiva acima da média nacional.

Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, o Brasil teve um aumento de 0,5% nas atividades turísticas. Seis das doze regiões pesquisadas experimentaram um avanço nesse setor, sendo que a Bahia registrou um crescimento de 0,7%, novamente acima da média nacional.

No acumulado dos últimos doze meses, o agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 5,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mais uma vez, a Bahia se destacou, com um crescimento de 9,8%, superando a média nacional e posicionando-se como uma das regiões com maior expansão nesse setor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp