Coronavírus

Secretaria fala em "afirmação prematura" relacionar fechamento de empresas à pandemia do coronavírus

Divulgação
Segundo a pasta, houve uma queda de 62,5% no número de empresas extintas na Bahia no mês de abril de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/05/2020, às 16h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) afirmou, por meio de nota enviada à imprensa, ser prematura uma relação entre o fechamento de empresas na Bahia este ano com a pandemia do novo coronavírus.

Segundo a pasta, houve uma queda de 62,5% no número de empresas extintas na Bahia no mês de abril de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 762 este ano, contra 2.032 no ano passado. No que se refere ao primeiro quadrimestre de 2020, a queda foi de 20,7%, em comparação aos quatro primeiros meses de 2019.

"A SDE esclarece ainda que é prematuro afirmar que esse panorama é reflexo da pandemia do Covid-19 na economia do Estado e que, em momento oportuno, apresentará análises técnicas e econômicas consolidadas", diz trecho da nota.

A nota aparece após matéria do jornal Correio, desta segunda-feira (11), apontar que o número de empresas fechadas no estado chega a 670 negócios, no entanto, não há em específico se foram micro ou macro empresas.

Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA À IMPRENSA - SITUAÇÃO DE EMPRESAS NA BAHIA

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) informa que, de janeiro a abril de 2020, foram abertas 6.985 empresas na Bahia. Os destaques são os segmentos de Comércio e Reparação de Veículos, que representa 39,9% das constituições no período, seguido de Saúde Humana e Serviços Sociais (9,9%) e Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas (7,6%). A Região Metropolitana de Salvador ficou com 32,7% das novas empresas, enquanto no interior ocorreram 67,3% aberturas. Quanto ao tipo jurídico, 45,8% são Sociedade LTDA, 29,3% Empresário e 22% EIRELI. Deste total, 1.074 ocorreram o mês de abril. Os dados são da Junta Comercial da Bahia (Juceb), autarquia vinculada à SDE.

Houve uma queda de 62,5% no número de empresas extintas na Bahia no mês de abril de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 762 este ano, contra 2.032 no ano passado. No que se refere ao primeiro quadrimestre de 2020, a queda foi de 20,7%, em comparação aos quatro primeiros meses de 2019. A SDE esclarece ainda que é prematuro afirmar que esse panorama é reflexo da pandemia do Covid-19 na economia do Estado e que, em momento oportuno, apresentará análises técnicas e econômicas consolidadas.

Serviços online

A Secretaria explica também que, considerando a suspensão do atendimento presencial na capital e nos Escritórios Regionais de municípios atingidos pelo coronavírus, a Juceb está operando normalmente na plataforma digital. Os serviços online foram adaptados para flexibilizar tanto os processos físicos em andamento, que requerem o cumprimento de exigências, quanto para processos ainda em fase
de elaboração. O protocolo de processo eletrônico na Junta Comercial agora pode ser realizado com a utilização do certificado digital do advogado/contador, com a apresentação de procuração específica para a utilização, que está disponível no site oficial do órgão

(www.juceb.ba.gov.br).
Ascom/SDE
11/05/2020

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp