Coronavírus

PIB dos Estados Unidos registra maior retração da história

Agência Brasil
Produto interno bruto encolheu 32,9% entre abril e junho  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 30/07/2020, às 11h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A economia dos Estados Unidos registrou a maior retração de sua História no segundo trimestre. O Produto Interno Bruto (PIB) encolheu em um ritmo anualizado de 32,9% no período de abril a junho em relação ao anterior, a maior queda desde 1947, quando começaram a ser coletados os dados trimestrais.

O tombo mostra em números como a pandemia devastou os negócios em todo o país e deixou milhões de americanos desempregados. As únicas comparações possíveis na história moderna são com o período da Grande Depressão e Segunda Guerra Mundial, quando as estatísticas eram apenas anuais. Na Grande Depressão, a economia americana encolheu 12,9%, segundo a CNN.

Mesmo com uma queda tão profunda, o resultado do segundo trimestre veio levemente melhor que a expectativa de mercado, que projetava uma queda de 34,5%, segundo analistas ouvidos pela Bloomberg. Ainda assim, contração do PIB americano em tamanha dimensão sinaliza como a recuperação deve ser mais lenta que o incialmente imaginado, com reflexos sobre as eleições americanas neste ano.

Os EUA ensaiaram uma retomada das atividades a partir de maio, mas uma recente onda de infecções de Covid-19, especialmente nas densamente povoadas regiões Sul e Oeste, onde autoridades estão fechando as empresas de novo ou dando uma pausa na reabertura, pode travar esse caminho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp