Coronavírus

Shoppings de Salvador ficam vazios na véspera do Dia dos Pais

Dinaldo Silva // BNews
Nesta segunda-feira os centros comerciais poderão colocar em funcionamento as praças de alimentação   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva // BNews

Publicado em 08/08/2020, às 14h43   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de quatro meses fechados em decorrência do novo coronavírus, os estabelecimentos reabriram no dia 23 de julho diante de muitas incertezas. Com funcionamento limitado, estando provadores e praça de alimentação proibidos de funcionar, por exemplo, os centros comerciais tiveram que se adequar às determinaões da prefeitura. Disponibilização de álcool em gel, limitação de clientes nas lojas e distanciamento, foram alguns dos itens estabelecidos no protocolo de raebertura do comércio.

Cerca de duas semanas após a reabertura, em plena véspera do Dia dos Pais, os shoppings de Salvador se encontram vazios. A reportagem do BNews percorreu dois dos principais shoppings da capital, e em ambos o resultado foi o mesmo: corredores vazios e lojas esperando a entrada de clientes. 

No Shopping da Bahia, que neste sábado conseguiu autorização da prefeitura para funcionar das 10h às 21h, o fluxo de pessoas na entrada era razoável, mas como o local é muito grande, dentro a impressão que se tinha era de que estava vazio. No Shopping Barra, que hoje funciona das 10h às 20h, a situaçao era semelhante. Muitas lojas abertas e poucos clientes circulando e em compras. Muitos clientes estão evitando ir às compras em decorrência da pandemia. Além disso, o fato de a praça de alimentação só estar funcionando para retirada prejudica a movimentação dentro dos shoppings. Mas apesar de neste domingo, Dia dos Pais, os estabelecimentos não funcionarem, na segunda (10) terá início a fase 2 do protocolo de reabertura, o que permite o funcionamento das praças de alimentação em 50% de sua capacidade, o que deve atrair mais clientes. 

O prefeito ACM Neto, em coletiva de imprensa, fez um balanço da fase 1: "Hoje podemos fazer uma análise do comportamento da cidade pós abertura da primeira fase, pós retorno dos shoppings e do comércio acima de 200 metros quadros e abertura dos centros religiosos. Podemos ver que os números trazem um ambiente de plena segurança. Isso foi o que a gente procurou perseguir desde o princípio: voltar com segurança, afastando qualquer risco de descontrole da pandemia da capital. Tudo isso se reflete na taxa de ocupação das UTIs e de alguns dados".

Neto comemorou a taxa decrescente de ocpuação de UTIs e confirmou o início da fase 2: "Agora, praticamente 15 dias depois, estamos com taxa de leitos de UTI em 58%, segundo números registramos neste sábado (8). Isso nos permite autorizar, com edição extraordinária do diário, o início da segunda fase".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp