Economia & Mercado

Consumidores podem resolver conflitos com empresas usando aplicativo

Marcos Santos/USP Imagens
Aplicativo do Consumidor.gov.br  ganhou uma nova versão mobile para acesso em dispositivos móveis  |   Bnews - Divulgação Marcos Santos/USP Imagens

Publicado em 01/06/2020, às 10h24   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Os consumidores que eventualmente tiverem problemas com alguma empresa poderão solucioná-los utilizando o aplicativo do Consumidor.gov.br que ganhou uma nova versão para acesso em dispositivos móveis. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a nova versão foi modernizada para apresentar mais funcionalidades e ter uma interface mais intuitiva para o usuário. Uma das motivações da atualização do aplicativo é o aumento de demandas consumeristas e a necessidade de isolamento social em razão do avanço do novo coronavírus. 

A plataforma é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet. O consumidor.gov.br possibilita um contato direto entre consumidores e empresas, dispensada a intervenção individual do Poder Público na reclamação.

O Objetivo, ainda de acordo com a pasta, é possibilitar que o consumidor resolva seus problemas de consumo não superados diretamente com a empresa, de forma simples e dispensando a necessidade da instauração de processo administrativo ou judicial.

Atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias. A plataforma já registrou mais de 2,7 milhões de reclamações e conta com uma base de mais de 2 milhões de usuários cadastrados, além de aproximadamente 800 empresas participantes, entre as quais, grandes empresas dos setores de telecomunicações, bancos, varejo, indústria, transporte aéreo, planos de saúde, entre outras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp