Economia & Mercado

Governo do Estado assina protocolo com Proquigel para reativação da Fafen

Divulgação
Previsão é que a empresa gere 1 mil vagas na manutenção preliminar e 320 empregos diretos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/07/2020, às 16h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), assinou, nesta segunda-feira (6), um protocolo de intenções para reabertura da unidade baiana da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), arrendada pela Proquigel.

O investimento será de R$ 95 milhões, com previsão de gerar 1 mil vagas na manutenção preliminar e 320 empregos diretos, quando a empresa voltar a operar, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Na unidade, serão fabricadas amônia, ureia, arla e dióxido de carbono, com capacidade de produção de até 3,38 mil toneladas por dia. Segundo a empresa, a previsão de início da operação é no começo do próximo ano.

“É importante ressaltar o esforço do Governo do Estado para reabertura da Fafen, única produtora nacional de fertilizante nitrogenado. Esta unidade tem uma importância enorme para a Bahia e o país. Com a sua hibernação, o produto passou a ser importado. A maior reivindicação era a questão do gás e o governo trabalhou para regulamentar o consumidor livre, permitindo que os usuários negociem seu próprio suprimento. Outra questão importantíssima será a parte social com a criação de novos empregos”, disse o vice-governador, João Leão, secretário da pasta.

Além da unidade baiana, a Proquigel, que faz parte da petroquímica Unigel, arrendou também a Fafen em Sergipe. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp